Para celebrar 50 anos do seu envolvimento cultural, a BMW está a juntar forçar com a Acute Art para dar início a uma exposição única: pela primeira vez, a coleção de automóveis BMW Art Car poderá ser vista pela tecnologia de realidade aumentada (RA). O projeto pode ser acedido a partir da aplicação Acute Art, tornando estas esculturas rolantes acessíveis a qualquer um e em qualquer lugar.

Imaginado pelo piloto francês e adepto de arte Hervé Poulain e concebido em paralelo com o fundador da BMW Motorsport, Jochen Neerpasch, o primeiro BMW Art Car foi comissionado quando ambos pediram a Alexander Calder para desenhar o carro de 1975. Desde então, já 19 artistas de renome mundial usaram automóveis da BMW como telas ambulantes para a criatividade, refletindo desenvolvimentos artísticos, culturais e sociais de diferentes eras.

Desde hoje, dia 21 de julho, que alguns carros artísticos da BMW podem ser vistos a partir da aplicação (disponível na App Store e na loja Google Play), nomeadamente os criados por Alexander Calder (BMW 3.0 CSL, 1975), Michael Jagamara Nelson (BMW M3, 1989), Ken Done (BMW M3, 1989), Matazo Kayama (BMW 535i, 1990), Esther Mahlangu (BMW 525i, 1991), Jeff Koons (BMW M3 GT2, 2010) e John Baldessari (BMW M6 GTLM, 2016). Outros modelos serão incluídos na aplicação a cada duas semanas.

A aplicação da Acute Art usa tecnologia de ponta que funciona melhor em smartphones de ponta com a mais recente tecnologia, necessitando de um mínimo de 4 GB de memória livre e sistemas operativos Apple iOS 11 ou Android 8.0 Oreo para funcionar.

“Os BMW Art Cars são uma parte essencial do ADN dos 50 anos de envolvimento cultural da BMW. Finalmente, estão a entrar no reino digital e podem ficar acessíveis em todo o lado e por toda a gente. Estou empolgado com esta colaboração com a Acute Art à medida que ambos lutamos por maior inovação e tecnologia de ponta”, refere Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela área de Clientes, Marcas e Vendas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.