Asas do Ferrari 642 de Alain Prost vendidas em leilão

26/07/2021

O francês Alain Prost ganhou por quatro vezes o Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Passou por diversas equipas, como a McLaren, onde se iniciou, a Renault, a Ferrari e a Williams. No entanto, o seu percurso na Scuderia Ferrari, não foi nada bom, estando apenas em 1990 e 1991, não terminando sequer a última temporada, após alegações controversas do piloto.

Na temporada de 1991, o automóvel utilizado foi o Ferrari 642, também conhecido por Ferrari F1-91, sendo mais comprido e largo que o seu antecessor. Apesar das grandes esperanças da equipa, o automóvel demonstrou não ser competitivo, em relação aos seus rivais e seria substituído pelo Ferrari 643 no Grande Prémio de França.

O Ferrari 642 utiliza o motor V12 Tipo 291 de 3,5 litros de cilindrada com uma potência a rondar os 710cv e os 725cv entre as 13.800 e as 14.500 rotações por minuto. Acoplado ao motor está uma caixa semiautomática de sete velocidades. O peso total da viatura situa-se nos 505kg.

As asas frontais, também conhecidas como narizes, são desenvolvidas de modo a ser fácil a sua troca durante a corrida sendo, por isso, necessário ter várias prontas a aplicar em cada Grande Prémio. O mesmo acontece com a asa traseira, apesar de esta não estar sujeita a tantos danos. Ambas são produzidas em fibra de carbono, para manter o peso baixo. As asas que se veem no artigo foram adquiridas a um antigo mecânico da Scuderia Ferrari e mantêm todos os patrocinadores da época.

No passado dia 19 de julho, as asas foram levadas a leilão pela Artcurial, num evento organizado no Hotel Hermitage, em Monte Carlo. A asa da frente tinha uma estimativa de valor entre os 6 mil e os 8 mil euros, sendo vendida por 13 mil euros, enquanto a asa traseira tinha uma estimativa entre os 4 mil e os 6 mil euros e foi vendida por 4.550€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.