Até ao final de 2018: Os carros por que ainda vale a pena esperar
14/06/2018
Honda CR-V: A marca japonesa começa também a preparar a sua aposta nos híbridos e, depois de alguns anos sem nenhuma opção do género, o regresso à propulsão híbrida far-se-á com o CR-V. De fora dos planos fica a versão Diesel, optando-se por motor a gasolina 1.5 Turbo e outra variante híbrida. Assim, terá um novo sistema Multi Mode Drive (i-MMD), que incorpora um motor elétrico, um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina Atkinson para propulsão e geração de energia elétrica e um motor-gerador de energia elétrica separado. Deverá chegar em meados de 2018.
Mercedes-Benz S Cabrio/Coupé: Acompanhando a atualização da berlina S, as versões descapotável (cabrio) e coupé do navio-almirante da marca de Estugarda também terão novidades. O coupé começa as suas entregas já em janeiro, ao passo que o renovado cabriolet só chegará ao mercado em abril, dispondo das mesmas novidades da berlina, mais concretamente ao nível das tecnologias de assistência à condução, além dos novos conceitos de instrumentação 'wide' com dois ecrãs de 12.3 polegadas (um deles para o renovado sistema de infoentretenimento) e o sistema de ambiente ENERGIZING para viagens relaxadas. Em exclusivo para os modelos S de duas portas, ambos terão a nova tecnologia OLED para a iluminação traseira. Um dos pontos altos é também a evolução do motor V8 bi-turbo do S 560 4 Matic Coupé e do S 560 Cabrio.
Honda Jazz: Além das atualizações no design exterior e no interior, o novo Honda Jazz contará com um motor a gasolina i-VTEC de 130 CV, que estará associado a uma nova versão denominada Dynamic, que inclui um divisor dianteiro mais fino abaixo da grelha inferior e um difusor triplo no para-choques traseiro – ambos delimitados por uma linha vermelha que acentua o look mais desportivo. Chega ao mercado no segundo semestre.
Toyota Land Cruiser: A marca nipónica faz uma afirmação arrojada para este seu novo Land Cruiser, ao referir que é o modelo que “aonde quer que queira ir” é capaz de o “levar até lá. O aspeto do novo Land Cruiser permanece robusto: o comprimento total aumentou 60 mm para 4.840 mm (4.565 mm para a versão de três portas). No interior, apresenta comandos ergonomicamente otimizados e funcionalmente agrupados, sobressaindo o novo design de painel de bordo com o sistema multimédia Toyota Touch 2 de 8” com sistema Go, mostradores Optitron e um ecrã multi-informação de 4.2″. O novo Land Cruiser é alimentado por um motor turbodiesel 2.8 D-4D de 177 CV acoplado a caixa automática de 6 velocidades.
Suzuki Swift Sport: Recorrendo à já interessante base do novo Swift, que faz uso de uma plataforma HearTec de baixo peso (que é também mais rígida), o novo desportivo compacto da marca japonesa recorre agora a um motor de 1.4 litros BoosterJet de 140 CV e 230 Nm de binário, aliado a uma caixa manual de seis velocidades trabalhada para manuseamento mais aperfeiçoado. Tudo isto num conjunto que tem apenas 970 kg de peso de base (menos 80 kg do que o modelo de geração anterior), havendo ainda que mencionar diversas modificações técnicas. Entre essas, destaque para a suspensão dianteira com amortecedores da Monroe e barras estabilizadoras de maior diâmetro prometem um comportamento mais preciso.
Lexus LS 500h: Concebido como o novo topo de gama global da marca Lexus, o LS tem um papel relevante, sobretudo ao representar a filosofia Omotenashi, que expressa o sentido único da hospitalidade japonesa. Assim, materiais de ótima qualidade, bancos dianteiros e traseiros com múltiplas regulações elétricas, além de funções de aquecimento, de ventilação e de massagem e uma configuração opcional do espaço traseiro que oferece uma extensão para pernas (banco otomano). Disponível apenas em versão híbrida, conta com sistema de propulsão que usa um motor V6 de 3.5 litros Dual VVT-i a gasolina e dois motores elétricos que, cumulativamente, produzem uma potência máxima do sistema de 354 CV. Chega em janeiro ou fevereiro ao nosso mercado.
Opel Grandland X: Com lançamento esperado para o início de 2018, o novo Opel Grandland X está idealizado para quem procura um estilo de vida ativo, moderno e urbano, mas com intenções de se aventurar ‘aqui e ali’ por maus caminhos. Nesse sentido, no da aventura, a Opel dotou este o Grandland X de sistema IntelliGrip, que oferece cinco modos de funcionamento – Normal/Estrada, Neve, Lama, Areia e ESP OFF – e que permite a distribuição do binário de forma otimizada pelas rodas motrizes (dianteiras). No lançamento, dois motores (duplicada pelo facto da oferta de caixas manual e automática de seis velocidades em cada caso) que assentam no bloco 1.2 Turbo a gasolina de três cilindros com 130 CV de potência e 230 Nm de binário e no 1.6 Diesel de 120 CV e 300 Nm.
Mercedes-Benz CLS: Sinónimo de luxo e requinte, o CLS trouxe uma nova abordagem para o muito comum formato da berlina quando a primeira geração surgiu no mercado, em 2003. Agora, com a nova geração deste modelo, que chega na primavera, o estilo é renovado sem perder o toque de desportividade que marcou a sua chegada ao mercado. Por dentro, mantém-se a tónica no requinte e qualidade de vida a bordo, apostando também no esquema de duplo ecrã de alta resolução (ambos de 12.3 polegadas), que tem vindo a cruzar as diversas gamas da Mercedes-Benz. No lançamento de mercado estarão disponíveis três modelos equipados com motor de seis cilindros, a começar pelo 350 d 4Matic, com 286 CV e 600 Nm de binário, passando pelo 400 d 4Matic de 340 CV e 700 Nm e terminando no 450 4Matic de 367 CV.
Mercedes-AMG GT: Para concorrer com o Porsche Panamera, a Mercedes-AMG está a trabalhar numa berlina desportiva de quatro portas que terá um estatuto único na gama desta submarca alemã. O seu estilo será semelhante ao do GT Concept que foi revelado este ano, mas a sua funcionalidade será melhorada e aprimorada para poder albergar quatro passageiros em formato 2+2. A gama deverá recorrer ao versátil motor V8 de 4.0 litros que a AMG utiliza em muitos dos seus modelos atuais, havendo também uma possibilidade muito forte de surgir com uma motorização híbrida para ir em linha com a denominação EQ Power+ que é utilizada nos monolugares de Fórmula 1 e, muito previsivelmente, nos de Fórmula E a partir de 2019.
Mercedes-Benz Classe G: O jipe de carácter mais radical entre os Premium também terá uma nova geração. Chegará ao mercado europeu em maio e trará mais conforto e requinte a bordo, mas sem lhe retirar o estilo tão peculiar e a funcionalidade que lhe é típica.
Volkswagen up! GTI: A ideia da Volkswagen é recuperar o espírito do primeiro Golf GTI, ou seja, baixo peso e potência ajustada para um comportamento desportivo de eleição, até porque este novo up! GTI terá 115 CV e 200 Nm de binário extraídos a partir do motor 1.0 TSI, enquanto o clássico Golf GTI MK1 apresentado em 1976 contava apenas com 110 CV. O peso, apesar do maior número de airbags e da maior utilização de aços de ultra-elevada resistência, é de 997 kg, cumprindo a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos. A velocidade máxima está cifrada nos 197 km/h. Chegará até nós no primeiro trimestre de 2018.
Volkswagen T-Cross: A Volkswagen vai começar a despejar o seu armamento na 'guerra' dos SUV e prepara a chegada de mais um SUV de pequenas dimensões para juntar ao T-ROC, que entretanto já se pode encontrar nas nossas estradas. Este novo modelo irá recorrer à plataforma do Polo, ou seja, a MQB A0, retirando-lhe também alguma inspiração, mas redesenhada para ser mais irreverente, um critério fundamental neste segmento. Terá também uma gama de motores idêntica à do seu 'irmão', com motores TSI de 1.0 litro no início da oferta e, também, os obrigatórios Diesel. Pouco mais se sabe neste momento, nem existem imagens, embora seja de esperar que uma variante 'targa' como o concept T-Cross Breeze esteja fora de questão. Uma pena... Resta esperar por setembro, que deverá ser o momento indicado para revelar este novo SUV.
Mercedes-Benz GLE: Um dos modelos que também irá surgir totalmente renovado será o GLE, adotando um visual algo mais desportivo, mas com a mesma filosofia tecnológica do Classe E. Os sistemas de assistência, motores de nova geração e funcionalidade acrescida serão características deste novo SUV, que irá surgir no mercado no final do ano.
Lamborghini Aventador S Roadster: Excelências nas prestações sem tejadilho. Eis a premissa do novo Aventador S, versão descapotável deste desportivo que mantém bem vivo o legado dos motores V12 de Sant’Agata Bolognese. Com 6.5 litros, este bloco atmosférico debita 740 CV de potência e 690 Nm de binário. Face a isso, a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,0 segundos e atinge os 350 km/h de velocidade máxima. A secção traseira conta com um profundo trabalho de engenharia, embora a diferença de peso em relação ao coupé não supere os 50 kg (total de 1625 kg), uma vez que os painéis do tejadilho retrátil são produzidos em carbono. Chega em fevereiro.
Jaguar E-Pace: Mais um SUV Premium que se junta a um outro já apresentado pela marca britânica, o F-Pace. O novo modelo da Jaguar recorre a uma estrutura bastante avançada em alumínio para conter o peso e melhorar a eficiência, surgindo com motores de potências entre os 150 CV e os 300 CV e muitas tecnologias de vanguarda.
Ferrari Portofino: O novo 'Cavallino' replica muitas das linhas que se podem encontrar no GTC4Lusso e 812 Superfast, surgindo no mesmo formato de cabrio 2+2 com tejadilho rígido-retrátil do California T. O interior, pautado pelo requinte, conta igualmente com alguns detalhes inspirados nos seus ‘irmãos maiores’, como o volante, que é o mesmo dos 812 e GTC4Lusso, retirando ainda deste último o sistema de infoentretenimento. Mas é o motor que é o ‘coração’ de qualquer Ferrari e no caso do Portofino encontra-se uma agora conhecida unidade V8 bi-turbo de 3.9 litros de 600 CV de potência e 760 Nm de binário. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,5 segundos e a velocidade máxima está cifrada num patamar acima dos 320 km/h.
Toyota Supra: Numa base desenvolvida em parceria com o BMW Z4, o novo Supra promete recolocar a Toyota no segmento dos coupés de aptidões desportivas, estando a ser desenvolvido de forma intensiva no circuito de Nürburgring. Prometendo baixo peso e eficácia, há indicações de que este modelo está a recolher os ensinamentos da tecnologia híbrida para uma variante deste tipo, mas no lançamento espera-se que surja com um motor a gasolina de altas prestações.
Alpine A110: O regresso da Alpine enquanto marca isolada far-se-á com o A110, que recupera o espírito do modelo coupé original. A sua chegada ao mercado está prevista para o final do primeiro semestre, contando com o mesmo motor do próximo Mégane R.S., ou seja, um bloco 1.8 turbo com potência na ordem dos 250 CV. Baixo peso, tração traseira e promessa de condução divertida fazem parte do pacote em preparação pela marca do Grupo Renault.
Renault Kadjar: O SUV médio da marca francesa, que em Portugal apenas começou a ser comercializado mais de um ano depois de noutros pontos da Europa (devido ao trabalho da equipa da Renault Sport para adaptar este modelo para o esquema de portagens nacional...). Assim, no final de 2018, o Kadjar irá receber uma atualização de meio de ciclo, devendo incidir particularmente no interior para o colocar mais atual. Na foto, o atual modelo.
Audi A1: O mais compacto dos modelos da marca de Ingolstadt tem lançamento agendado para o último trimestre de 2018, recorrendo à mesma plataforma de Volkswagen Polo e companhia, ou seja, a MQB. Terá um ligeiro aumento de dimensões e uma série de novas tecnologias para se destacar no segmento dos utilitários Premium. A gama de motores não deverá diferir em muito daquela que é oferecida no Polo ou no SEAT Ibiza, o mesmo é dizer que terá motores TSI de 1.0 litro e de 1.5 litros e 1.6 TDI. Uma variante S1 também poderá estar na calha... o mesmo se aplicando a uma opção híbrida.
Audi A7 Sportback: Estilo desportivo com a funcionalidade de uma berlina de luxo. Eis o conceito do novo A7 Sportback, que mantém praticamente inalteradas as dimensões em relação ao antecessor, mas com peso mais reduzido graças à utilização do alumínio. Com versões de quatro ou cinco passageiros, este novo A7 estará disponível na fase inicial apenas com um motor V6 de 3.0 litros com 340 CV e 500 Nm associado a uma caixa automática de sete velocidades com dupla embraiagem. A marca promete comportamento melhorado, muito requinte a bordo e diversos sistemas de assistência à condução, chegando ao mercado no final do mês de fevereiro.
Hyundai Veloster: A primeira geração deste compacto de aspeto desportivo passou pelo mercado europeu algo discretamente, não fosse pela escolha de ter duas portas laterais à direita e apenas uma do lado esquerdo. Contudo, a marca coreana prepara uma nova geração do Veloster, para já confirmada apenas nos EUA, mas também a Europa poderá vir a receber esta segunda iteração. A gama de motores deverá ficar-se pelas opções a gasolina nos EUA.
Audi A6: O renovado modelo de prestígio da companhia alemã estreia diversa tecnologia de ponta, como os sistemas de assistência à condução. Tem por base a plataforma MLB, mais ligeira e eficaz e recorre ainda a uma gama de motores de nova geração, com destaque para a tecnologia de hibridação suave com recurso a um sistema de 48V.
Audi Q8: Desportivo e atlético, o novo Q8 chega em agosto com a nova linguagem de estilo que será aplicada doravante aos novos SUV Q da marca alemã. Tecnologia de ponta, plataforma MLB - a mesma do A8 - e um conceito de espaço e desportividade que tem repercussão igualmente nos motores, com destaque para a versão de sistema híbrido suave com sistema de 48V.
Audi Q3: Um dos modelos mais importantes para a Audi irá chegar na segunda metade do ano, prometendo uma forte evolução face ao atual. Cavalgando a onda dos SUV médios e tendo por base a plataforma MQB, o Q3 de nova geração será mais leve e eficiente, sendo também maior nas suas dimensões para assim melhorar a sua funcionalidade. Mais tecnologia a bordo também é uma das traves-mestras deste Q3, além, claro, de motores a gasolina e Diesel de última geração e de uma variante plug-in híbrida que lhe dará outra presença ecológica. Já o estilo poderá ser aproximado ao do h-tron concept, um modelo alimentado a hidrogénio de dimensões compactas…
BMW Série 3: O Série 3 conta já com uma longa vida e uma geração completamente nova está esperada para 2018. Um visual aproximado ao do Série 5 irá assinalar uma evolução na continuidade, mas também são esperados muitos ganhos em termos de espaço a bordo. A aproximação ao já referido Série 7 também será sentida em termos tecnológicos, devendo receber uma miríade de assistentes de segurança e de conectividade que farão do novo Série 3 uma proposta avançada no segmento. Dinâmica aprimorada pela plataforma CLAR promete baixo peso e eficiência, tanto mais que os motores de última geração de três e de quatro cilindros irão marcar presença. Os desportivos M Performance também estão na lista, assim como a sempre importante variante carrinha (Touring).
BMW Z4: Desenvolvido em parceria com a Toyota, o novo roadster da BMW promete visual muito dinâmico e revolucionário, sobretudo ao dispor de um secção dianteira alongada em que a integração entre a grelha e os faróis surge de forma muito agressiva. Por enquanto, conhece-se apenas o protótipo deste Z4, dando boas indicações visuais do que estará a caminho. Com tração traseira e motores de quatro e de seis cilindros, o novo BMW Z4 promete comportamento capaz de entusiasmar.
BMW X7: O maior dos SUV da marca bávara chegará ao longo de 2018. Com um estilo algo mais revolucionário do que os demais modelos da BMW, o novo X7 terá dimensões generosas e lotação para sete pessoas.
BMW Série 8: Por enquanto, apenas se conhece o concept do Série 8, mas já 'abre o apetite'. Vinte anos depois, o nome Série 8 volta a surgir num carro da BMW, assumindo uma posição independente face ao Série 6 (que passa a ser apenas comercializado como berlina de quatro portas). Interior para quatro (2+2) e tecnologia capaz de replicar a do Série 7 serão pontos de honra deste coupé, sendo de esperar que assuma também a gama de motores a gasolina e Diesel que combinam elevadas prestações e economia. Os mais potentes V8 e V12 também estarão na calha, o mesmo se aplicando com uma variante híbrida. A variante descapotável também deverá ser uma realidade.
BMW i8 Roadser/i8: O coupé desportivo Plug-in híbrido recebe melhorias técnicas e uma variante completamente nova para sensações a céu aberto. O conjunto motriz (gasolina e elétrico) passa a debitar agora 374 CV, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos (coupé) e 4,4 segundos (Roadster). A bateria tem agora maior capacidade, subindo para os 11.6 kWh. Com isso, conseguem circular em modo elétrico até aos 105 km/h (Normal) e até aos 120 km/h (no modo eDrive). A autonomia elétrica é de 53 km.
BMW X4: A gama 'X' da BMW irá ficar mais dinâmica com o X4, que será uma variante mais arrojada do X3, recorrendo a uma plataforma CLAR de elevada competência em termos de dinâmica e redução do peso. Formas semelhantes às de um SUV-Coupé prometem tornar este modelo num concorrente de peso.
Citroën C5 Aircross: Depois do sucesso do C3 Aircross, a Citroën prepara-se para repetir a dose com um SUV de maiores dimensões, o C5 Aircross, que terá uma evolução em termos de estilo e muitas componentes em defesa do conceito de conforto e funcionalidade da marca como é o caso da suspensão hidráulica pneumática. A plataforma será a EMP2, ou seja, a mesma dos bem-sucedidos Peugeot 3008 e 5008, com uma gama de motores que também não deverá ser muito diferente. Espera-se a sua chegada ao mercado europeu no final de 2018. Uma versão híbrida Plug-in também está em desenvolvimento.
Dacia Duster: Pode não parecer, porque estilo e conceito não mudam, mas a verdade é que tudo quanto se vê é novo. Mais evoluído em muitos pontos sem abandonar o conceito de custo contido, o novo Duster tem neste momento um 'problema' nacional na forma da catalogação nas portagens enquanto Classe 2, havendo a necessidade de um carro “à medida” de Portugal. A Dacia está a trabalhar nisso, quer uma solução que não comprometa o comportamento, mas está por saber quando chega ao nosso mercado o modelo com comercialização na Europa no início de 2018, por preços afinados com a geração anterior. E para quem não sabe, o “velho” Duster tem preços a partir de 14 490 euros.
Jaguar XE SV Project 8: Um projeto extremo da Jaguar naquele que é o seu carro de estrada mais potente de sempre, fruto do motor de 5.0l sobrealimentado, capaz de desenvolver 600cv e 700Nm de binário. Os preços iniciam-se nos 232.400€
Hyundai i20: Cara lavada, equipamento enriquecido, sem motorizações diesel e mais barato, o Hyundai i20 prepara novo ciclo de vida. Para isso, três carroçarias e dois motores a gasolina. A comercialização do renovado best-seller do emblema sul-coreano em Portugal arranca em Julho com a comercialização dos 1.2 MPI de 75 e 84 cv, a partir de 15 784 euros. Motorização três cilindros 1.0 T-GDI de 100 cv só em outubro.
Kia Ceed: A comercialização em Portugal está aprazada para julho. A carrinha fica para outubro e a shooting brake poderá chegar ao mercado no início de 2019, ano em que devem também ser lançados o SUV e os híbridos. Os preços terão um agravamento. Os portugueses terão quatro opções: a gasolina, o três cilindros 1.0 turbo, com 120 cv, e o 1.4 T-GDI, com 140 cv. No diesel, a oferta assentará no conhecido 1.6 CRDi com 115 e 136 cv, agora com AdBlue e mais binário (280 Nm).
Toyota Aygo: Citadino de desenho muito irreverente que traduz uma abordagem simples de utilização para as grandes cidades, assentando as suas qualidades no design, baixos custos de utilização e relação preço/equipamento em boa conta. Critérios que a Toyota amplificou na atualização de meio de ciclo do Aygo, que tivemos a oportunidade de testar pela primeira vez em Copenhaga, na Dinamarca. Chegará a Portugal em setembro com preços a partir dos 11.295€.
Volvo V60: Presença, sobriedade, um toque desportivo, nível de qualidade próprio do produto premium. Tem tudo isto a nova carrinha Volvo V60. E prova uma continuada e sustentada afirmação de rejuvenescimento: a marca sueca, detida pelos chineses da Geely, recupera um esplendor que, a dada altura, pareceu comprometido. Aí está mais um automóvel com classe! Para ver, por cá, em Setembro, com preços a partir dos 43 500 euros, para o diesel de 150 cv.
Ford Focus: Nasceu de uma folha em branco, estreia uma nova plataforma, dá corpo a um carro diferente, outra linguagem de design na Ford, que diz nunca ter ido tão longe na interação com os clientes no desenvolvimento de um novo modelo. É o novo Focus que só chega a Portugal lá para Outubro numa gama que, pela primeira vez, incluirá um crossover.
Volkswagen Touareg: A Volkswagen apresentou o novo Touareg e afirmou que o SUV representa um "enorme salto evolutivo" na história do modelo, pois foi concebido para concorrer com rivais do segmento premium. A terceira geração Touareg, revelada numa cerimónia realizada em Pequim, inclui tecnologia de última geração, design urbano e um interior caracterizado pelo novo "Innovision Cockpit" da VW. Foi concebida para atrair consumidores europeus e chineses com elevado poder de compra.
Jaguar I-Pace:_Motorização elétrica dupla capaz de debitar 400 CV e 696 Nm de binário, a par da bateria de iões de lítio de última geração de 90 kWh, que permite uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. Além disto, garante a marca britânica atualmente detida pela Tata, que a autonomia de 480 quilómetros é já apresentada de acordo com o novo ciclo de medições WLTP, com um tempo de recarga de até 80% em cerca de 40 minutos, graças a um carregador rápido de Corrente Contínua 100 kW. A tração deste modelo é integral, uma vez que cada eixo tem um motor.
Peugeot 508: Neste leão quase tudo é novo: desde a plataforma (EMP2) aos interiores, escapando alguns dos motores que já são conhecidos doutras gamas, como é o caso do 1.5 BlueHDi de 130 CV (embora novidade no 508) e 2.0 BlueHDi de 180 CV. Outra variante em estreia é aquela que contempla o motor 1.6 Puretech de 225 CV. Dotando grande relevância à noção de qualidade dos materiais, o interior do 508 promove então uma pequena revolução que apenas não surpreende mais porque alguns dos elementos são trazidos do 3008.
Já estamos em junho e os primeiros seis meses do ano já passaram, com muitos carros novos a chegarem ao mercado. Contudo, muitos outros lançamentos estão perfilados na rampa de lançamento para o segundo semestre.
As opções serão para todos os gostos desde os utilitários aos grandes desportivos, passando ainda pelos elétricos e híbridos de nova geração, sem esquecer os já obrigatórios SUV.
Eis uma escolha da redação com os modelos mais importantes que irá ver nas nossas estradas ao longo da segunda metade de 2018.
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