Audi e-tron Sportback: Imagem desportiva para o SUV elétrico

No seu caminho para a eletrificação da gama, a Audi revelou o novo e-tron Sportback, um cruzamento entre um SUV e um coupé, numa filosofia mais desportiva que pretende mostrar a emoção associada a estas soluções de mobilidade.

Recuperando alguns dos traços do e-tron quattro de que deriva, o e-tron Sportback apresenta um visual mais dinâmico, sobressaindo pela grelha Singleframe com acabamento prateado de grandes dimensões e pelos novos faróis Matrix LED, que foram desenvolvidos para oferecer uma precisão “excecional”, de acordo com a marca alemã, com pequenos pixeis projetados no asfalto que iluminam apenas as áreas necessárias.

Compostos por pequenos micro-espelhos, que se ajustam até 5000 vezes por segundos, os faróis oferecem iluminação de grande alcance, mas também a capacidade de projetar desenhos no chão ou numa parede. Na traseira, onde o pilar C ganhou uma inclinação mais suave, predominam as cavas das rodas musculadas que podem albergar jantes entre 19 e 22 polegadas. Em termos aerodinâmicos, a Audi destaca o facto deste SUV ter um coeficiente aerodinâmico de 0.25, o que se traduz numa maior eficiência e num ganho de dez quilómetros na autonomia.

Ao nível técnico, este modelo contará com duas versões de potência, uma 50 e outra 55. A primeira conta com dois motores com uma potência combinada de 230 kW (313 CV) e 540 Nm de binário, associados a uma bateria de 71 kW, que garante uma autonomia de 347 quilómetros. A aceleração dos zero aos 100 km/h leva 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h.

Na versão de topo, os motores elétricos debitam 265 kW (360 CV) e 561 Nm de binário, em associação a uma bateria maior, de 95 kWh, que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,6 segundos, para uma velocidade máxima de 200 km/h e uma autonomia de 466 quilómetros. Num dado curioso, esta variante pode ter um modo desportivo ‘S’, que eleva a potência total para os 300 kW (408 CV) e o binário para 664 Nm, por um período de apenas oito segundos. Neste modo, a aceleração dos zero aos 100 km/h leva apenas 5,7 segundos.

A tração faz-se às rodas traseiras na grande maioria do tempo, embora possa também recorrer à tração integral graças ao motor dianteiro caso seja detetada uma perda de motricidade.

Em termos de carregamento, o e-tron Sportback anuncia a possibilidade de carregar até 80% em menos de 30 minutos, graças às potências de 120 kW no Sportback 50 e de 150 kW no Sportback 55.

O interior apresenta um visual muito tecnológico com destaque para o sistema de cockpit digital de 12.3 polegadas, associado a um ecrã tátil de 12.1” na consola central e um terceiro ecrã, também tátil de 8.6”, na parte inferior da consola para comandar a climatização e inserir, por exemplo, escrita manual. A redução da altura face ao e-tron quattro obriga a redução de 20 mm na altura interior, disponibilizando ainda 1655 litros de capacidade da bagageira.

Este novo modelo da Audi chegará aos mercados na primavera de 2020, com um preço base na Alemanha de 71.350 euros.