No esforço para conter a propagação da Covid-19, diversas autoridades trabalham para a obtenção de novas soluções, como aquela que a partir deste dia 23 passa a estar disponível em Cascais, que passará a ter um autocarro especial da CaetanoBus para efetuar testes no concelho.

Cascais avança com mais uma medida para fazer face à pandemia, o Covid-BUS, que é um autocarro-laboratório, produzido pela CaetanoBus, que vai estar a circular no concelho para recolha local de análises destinadas à realização de testes aos residentes com mobilidade mais reduzida e menor capacidade de acesso aos meios digitais. Esta ação será acompanhada por três novas medidas de apoio social para dar resposta às carências agravadas pela crise provocada pela pandemia.

Em complementaridade com os testes massivos já em curso, no âmbito da qual a autarquia pretende testar toda a população do concelho para apurar quem já esteve exposto ao coronavírus, o autocarro-laboratório vai agora ao encontro dos residentes de 40 bairros nas zonas mais fragilizadas, para realizar testes serológicos na proximidade das residências. A recolha de inscrições para a realização do teste no Covid-BUS será feita localmente e os resultados serão confidenciais e enviados por email ou SMS.

A bordo do Covid-Bus – um autocarro urbano e.City Gold 100% elétrico totalmente desenvolvido e adaptado pela CaetanoBus, empresa do Grupo Salvador Caetano – segue uma equipa médica numa parceria da Câmara Municipal de Cascais com o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais, Associações de Moradores e Movimento Associativo Juvenil do concelho, A. Santo Mediação, Casino Estoril, The Claude & Sofia Marion Foundation, Roche, Joaquim Chaves, Germano de Sousa. A Siemens associou-se também ao projeto, sendo responsável pela instalação do carregador para garantir a autonomia do autocarro que irá realizar 100 testes por dia.

“As parcerias com os municípios portugueses e com outras empresas são estratégicas para a CaetanoBus. Conseguimos, desta forma, reafirmar o nosso compromisso de fazer das cidades sítios mais limpos e com mais qualidade de vida para as populações. Neste caso temos um ganho duplo: ganhamos em saúde pública, ao testar as pessoas, e poupamos o ambiente, com um veículo elétrico zero emissões”, refere Patrícia Vasconcelos, CEO da CaetanoBus, relembrando que no concelho de Matosinhos também circula um autocarro COBUS transformado em unidade de rastreio móvel, desde 13 de abril.

Esta medida junta-se a outras três ações que vão decorrer também a partir da próxima semana em Cascais, nomeadamente a distribuição gratuita de máscaras às populações mais fragilizadas, reforço do apoio com bens alimentares aos cidadãos mais expostos pelo desemprego e redução de rendimentos e reforço das equipas de ação social nos bairros, de forma a identificar e combater outras fragilidades sociais.

Conta também com a parceria das Juntas de Freguesia, Associações de Moradores, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Paróquias e Movimento Associativo (cultural, desportivo, recreativo e juvenil), Forças de Proteção Civil e de Segurança.