Quando lançou o Aventador, a Lamborghini aceitou em cheio na receita para um superdesportivo fora de série, com um desenho agressivo capaz de se destacar mesmo entre os seus pares de segmento. Ao cabo de uma década de mercado, o Aventador afirmou-se como o modelo com motor V12 de maior sucesso na história da marca de Sant’Agata Bolognese, vendendo mais do que a soma de todos os V12 construídos no passado pela Lamborghini.
Apresentado em 2011 em versão coupé LP 700-4, o Aventador ganhou desde logo uma aura bastante especial no seio dos superdesportivos, catapultando-se para o sucesso com presenças também importantes na cultura popular, como em filmes ou vídeos de música. Exemplo disso é a sua participação nos filmes de Batman, fazendo dupla com o popular herói morcego no filme ‘The Dark Knight Rises’, de 2012. Bruce Wayne, interpretado por Christian Bale, tinha no seu Aventador LP 700-4 com a matrícula ‘Gotham – 649 8227’ o companheiro perfeito.
Mas, no plano mais real da sua existência, o Aventador tornou-se também conhecido por ter, além do motor V12, modos de condução adaptáveis, naquela que foi uma estreia para a Lamborghini, o mesmo sucedendo com a suspensão MagneRide e com o eixo traseiro direcional com ajustes específicos.
Em setembro de 2020, a companhia italiana anunciou o recorde de 10 mil unidades vendidas quando o total de todos os seus antecessores se ficava pelo patamar das 7000 unidades. Logo no quinto ano de existência, em 2016, o Aventador já havia superado as vendas do Murciélago, modelo que substituiu.
A história promete não ficar por aqui, uma vez que no mês passado a Lamborghini apresentou o Aventador Ultimae LP 780-4, que será o derradeiro suspiro deste superdesportivo antes da adoção de tecnologia híbrida para a próxima geração. Tudo no Ultimae foi revisto para oferecer maior eficácia e maior eficiência de condução, recorrendo a materiais como o carbono, Alcantara ou acabamentos com precisão laser no interior.
Este modelo terá uma produção limitada a 350 exemplares, com uma placa em carbono no interior a dar conta disso mesmo, numa outra nota peculiar. O motor V12 com ângulo a 60 graus debita 780 CV, mantendo-se as prestações de cortar a respiração.