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6 estranhas aeronaves que afinal voavam

Nemeth Parasol Pensado nos anos 20 por um inventor chamado Steven Nemeth, o Parasol foi finalmente construído em 1934 por uma equipa de estudantes da Universidade de Miami. Nos seus voos iniciais, provou que um aparelho com uma asa circular era capaz de voar e de aterrar suavemente desligando o motor, mas a Segunda Guerra Mundial levou a pesquisa de voo noutras direções.
XF-85 Goblin Na Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea Americana tentou resolver o problema da falta de alcance dos intercetores escondendo uma aeronave pequena dentro de um bombardeiro. Assim, só precisariam de acompanhar os bombardeiros quando fosse estritamente necessário. A McDonnell Douglas fez um protótipo em 1948, mas a Força Aérea optou por estudar reabastecimento aéreo.
White Knight Two A primeira pergunta é "qual deles é o piloto?". A resposta é o cockpit da direita. Para que serve? O White Knight serve para carregar aviões sub-orbitais à atmosfera superior. Criado pela Scaled Composites e testado em 2008, já tem duas encomendas de Richard Branson para lançar os primeiros aviões da Virgin Galactic.
X-Wing Não, não estamos a falar da nave da Guerra das Estrelas, mas sim de um helicóptero que também pode voar como um avião (ou um avião que pode aterrar como um helicóptero). Em 1983, a Sikorsky foi contratada para modificar um dos seus aviões e testar o rotor inventado pela Lockheed Martin, que devia parar a meio do voo e ajudar a gerar sustentação. Nunca chegou a levantar voo.
Dirigível P-791 Uma mistura de zepelim com avião, o P-791 foi desenvolvido pela Lockheed Martin e fez o seu primeiro voo experimental em 2006. Além da capacidade de flutuar com um gás mais leve que o ar, a sua forma também foi idealizada para gerar sustentação aerodinâmica, facilitando o seu movimento. Em 2015, foi anunciado que tinha autorização para voar como aeronave comercial.
Aerodyne Apesar de ser o criador do famoso Messerschmitt Me 163, Alexander Lippisch deve ter deixado dúvidas quanto à sua sanidade mental quando criou o Aerodyne, em 1972. Essencialmente, esta aeronave era apenas uma turbina sem asas. Mas esta forma estranha tinha uma função: devia ser um drone não pilotado com capacidade de levantar voo verticalmente.

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Desde que os irmãos Wright conseguiram levantar voo durante alguns metros em Kitty Hawk, o design do avião tem sido basicamente o mesmo: uma carenagem para o piloto, asas de cada lado para gerar sustentação, e um motor para gerar impulso. Mas, de vez em quando, algumas mentes pensaram em coisas diferentes para conquistar o ar. Mostramos aqui seis propostas estranhas, que conseguiram quase todas provar serem capazes de voar.