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Este avião do tempo da Guerra Fria está à venda

MiG-17PF - Este exemplar, construído em 1960, foi usado pela Força Aérea Polaca, que o adotou em 1958, e onde era produzido com o nome Lim-5P. Esta variante do MiG-17 é rara, tendo sido equipada com radar, distinguindo-se pelas antenas no nariz. Usa ainda projéteis de 23 mm, em vez de 37 mm. Preço: melhor oferta. FOTO: Marcin Chady/Flickr CC-BY-2.0
MiG-21UM - Este jato foi introduzido em 1959, mas esta unidade foi produzida em 1974. Esta variante é um bilugar e vem da fábria TAZ 31, em Tbilisi, capital da Geórgia. Muitos exemplares desta variante foram usados para exportação e serviram as forças aéreas de vários aliados da União Soviética. Preço: a inquirir. FOTO: Claudiu Ne/Flickr CC-BY-SA 2.0
MiG-29UB - Construído como resposta aos F-15 e F-16 americanos, está em serviço desde 1982, tendo sobrevivido à Guerra Fria. Este exemplar, em particular, foi construído em 1986. o modelo UB é um bilugar usado como aeronave de treino e tornou-se bastante popular entre as várias forças aéreas do bloco de leste. Preço: 4,65 milhões de dólares (3.95 milhões de euros).
L-39C Albatros - Construído na antiga Checoslováquia pela Aero Vodochody, o Albatros foi usado a partir de 1972 como aeronave de treino. A preocupação foi em tornar os custos operacionais fáceis, em vez de eficiente em cenário de guerra, mas podia participar em bombardeamentos de baixa altitude. Este exemplar foi construído em 1981. Preço: a inquirir. FOTO: Don R. Logan/Wikimedia Commons CC-BY-SA 4.0

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Depois da queda do bloco da Europa de Leste, o material de guerra destes países começou a desaparecer misteriosamente ou a ser vendido ao desbarato. Isto inclui peças da Força Aérea dos países que compunham o Pacto de Varsóvia ou que eram simplesmente aliados da União Soviética. Mais especificamente, aviões completos. E alguns ainda estão à venda.

Muitos aviões destes foram parar aos Estados Unidos, onde os entusiastas da aviação estavam interessados em conhecerem melhor as armas do “inimigo”. Estes entusiastas repararam e restauraram estas máquinas, que puderam voltar a voar, mas depois de alguns anos começaram a procurar novos donos. E a Raptor Aviation está à procura desses novos donos, podendo até vender os aviões para Portugal, se houverem interessados.

A Raptor tem no seu catálogo vários modelos oriundos do outro lado da Cortina de Ferro, incluindo um MiG-17, três MiG-21 e um MiG-29, modelo que ainda está em uso em vários países. Este último, em particular, pode ser seu por quatro milhões de euros.