M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem vários projetos para a criação de aeronaves elétricas, para uso dentro das cidades ou em voos de longo curso. O mais difícil é criar um avião elétrico, capaz de passar levantar voo e passar várias horas no ar sem necessitar de recarregar as baterias. Mas uma forma inovadora de pensar nas baterias poderá tornar o avião elétrico uma realidade mais depressa do que o esperado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Uma dupla de investigadors do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets) descobriu uma forma distinta de alinhar as baterias, de modo a libertar a energia suficiente para ser usada por um motor elétrico de modo a permitir ao aparelho levantar voo. Muita pesquisa recente tem-se focado na busca por novos materiais que tornem as baterias mais eficientes, mas Yet-Ming Chiang e Venkat Viswanathan alteraram o alinhamento dos componentes, de modo a criar correntes magnéticas mais fortes que tornam menos tortuosa a navegação dos iões de lítio pelos elétrodos.

Se este método funcionar em termos práticos, vai permitir aos operadores de voos regionais, abaixo das duas horas, utilizar baterias elétricas. Mesmo que os aviões não possam ser 100 por cento elétricos, poderão pelo menos operar em modo elétrico a levantar voo, a fase em que estes aparelhos consomem mais combustível e emitem mais gases poluentes, finalmente contribuindo para a redução da pegada ecológica da indústria da aviação.

O trabalho dos dois cientistas do MIT está a ser usado pela 24M, a empresa de baterias de iões de lítio que Chiang fundou, e pela Zunum Aero, uma startup financiada pela Boeing, que pretende ser a primeira a criar um avião elétrico funcional, em 2022. O avião da Zunum deverá ser capaz de transportar 12 pessoas numa viagem de 700 milhas (1300 km), com uma evolução prevista para transportar 50 pessoas de uma só vez, durante 1500 milhas (2750 km), o que deverá acontecer em 2035. Apesar de ser um avião elétrico, poderá ter que ser equipado com turbinas e um depósito para cumprir regulamentos de segurança sobre reserva de combustível.

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