M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Airbus estabeleceu em julho um novo recorde para uma aeronave ficar no ar sem necessitar de parar ou de ser reabastecida com combustível. E quanto tempo é que um avião consegue ficar no ar sem precisar de parar ou de ser reabastecido? De acordo com a Airbus, nada menos que 25 dias, 23 horas e 57 minutos, obtidos com o seu primeiro avião solar de produção. O gigante da aviação tem vindo a desenvolver este tipo de aeronave nos últimos anos, e agora tem finalmente um modelo para venda ao público, o Zephyr S, que a Airbus descreve como um pseudo-satélite.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O protótipo Zephyr já tinha estabelecido um recorde de 14 dias, que foi agora batido em 11 dias pelo novo Zephyr S. Esta é uma aeronave não pilotada, um drone de grandes dimensões, cujos 25 metros de envergadura de asas estão cobertos com painéis solares. Esta fonte energética, combinada com um peso leve de apenas 75 kg, permitem ao Zephyr S voar até uma altitude máxima de 70 mil pés, ou 21 quilómetros. Esta é uma altitude que até aqui só podia ser atingida por aviões supersónicos, como um Concorde ou um Lockheed SR-71.

O Zephyr S combina características de drone e satélite, e está equipado com sensores, câmaras e sistemas de comunicação, o que lhe vai permitir ser usado em missões de espionagem e observação. Embora possa sobrevoar uma grande área, até mesmo com proteção das nuvens, tem a vantagem de poder mover-se conforme as necessidades do seu utilizador, para poder fornecer dados mais fidedignos.

E embora a Airbus assegure que este drone de alta altitude vai ter aplicações comerciais ou de proteção civil, a tentativa de recorde foi acompanhada de perto, durante os 25 dias que esteve no ar, pelo Ministério de Defesa do Reino Unido, que não só se comprometeu a homologar o recorde, como também vai ser o primeiro cliente desta tecnologia, tendo em vista aplicações militares.

 

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