O Thunder Child ganhou fama na Internet entre os fãs de navios e outras embarcações marítimas, por ter sido anunciado pelos seus construtores, a empresa Safehaven, como um barco que nunca vai ao fundo. Ou melhor, como uma embarcação que se endireita depois de virada, mesmo com as ondas encontradas em alto mar.
Com um peso total de 19,5 toneladas e capacidade para transportar dez pessoas com segurança, o Thunder Child começa a endireitar-se sozinho, quando atinge uma inclinação de 120 graus. Mas a embarcação não foi feita só para isto. A Safehaven quis aproveitar as características como o alcance anunciado de 750 milhas (quase 1400 km) e os dois motores Caterpillar de 1000 cv cada para bater um recorde de mundial.
Como pode ser visto no vídeo, foi em julho do ano passado que a tripulação do Thunder Child conseguiu fazer uma viagem de circum-navegação em redor da Irlanda, uma viagem que durou 34 horas, um minuto e 47 segundos, percorrendo 2069 km e chegando a atingir velocidades de 52 nós (96 km/h) sobre o Atlântico Norte. Foi preciso reabastecer uma vez, mas o mais difícil foi fazer a viagem ao rochedo de Rockall, localizado a 500 km da costa irlandesa, pelo que a viagem de ida e volta foi superior à autonomia anunciada.