M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A indústria automóvel e a indústria aeronáutica evoluíram em paralelo até à Segunda Guerra Mundial, quando a tecnologia começou a evoluir em direções diferentes. Mas embora o avião a jato tenha-se tornado a norma para aeronaves de passageiros ou militares, o motor de pistões continua a ser o mais apreciado pelos pilotos de aviões privados. E ainda há espaço para alguma ligação à indústria automóvel, como este avião, que usa um motor de moto BMW.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O UL-39 Albi é a proposta mais avançada na gama de aviões privados da Skyleader, uma empresa checa com uma gama variedade de aeronaves movidas a hélice. No entanto, o Albi é uma exceção, recorrendo a um motor de moto BMW S1000RR, que é usado para mover uma turbina. Os seus 193 cv permitem-lhe atingir uma velocidade máxima projetada de 340 km/h, mas geralmente não deve circular a mais de 300 km/h, com uma velocidade de cruzeiro recomendada de 230. Nestas condições, o seu depósito de 100 litros deverá permitir-lhe percorrer uma distância máxima de 550 km, ou trabalhar sem interrupção durante duas horas e meia.

Não deverá ser muito difícil atingir velocidades elevadas no Albi. Graças ao apoio da Universidade Técnica de Praga e do fornecedor LA Composites, a Skyleader conseguiu criar um avião com motor de moto bastante leve, pesando apenas 320 kg em vazio. Toda a estrutura é feita em fibra de carbono, e o cockpit tem lugar apenas para duas pessoas, em configuração tandem, ou um lugar atrás do piloto. Desta forma, o UL-39 pode ser vendido como um ultraleve.

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