M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
É muito comum falarmos aqui de iates exclusivos. Mas até o mesmo super-iate, uma embarcação de lazer de grandes dimensões com amenidades luxuosas, ameaça tornar-se banal, pelo que cada novo projeto tem o objetivo de criar o iate mais excêntrico do mundo. É o caso do Strand Craft California, um super-iate de 135 metros de comprimento idealizado por Kurt Strand, que até tem espaço para uma cascata.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O California ainda está em fase de projeto e Kurt Strand apenas divulgou algumas das suas características preliminares, mas deverá ter um sistema de propulsão híbrido para funcionar sem ruído nem poluição quando está a fazer manobras juntos à doca. Trabalhando em conjunto com motores Diesel, deverá ser capaz de fazer uma viagem total de 8000 milhas náuticas (14.800 quilómetros), ou atingir uma velocidade de 18 nós (33,5 km/h). Uma estrutura de alumínio e aço permite-lhe ter um deslocamento de 8000 toneladas.

Kurt Strand ainda não encomendou um plano para os interiores do seu novo super-iate, mas já sabe que quer montar uma cascata dupla na popa, passando por dois conveses antes de entrar no mar. A água deverá ser bombeada a partir do oceano, para não consumir água potável, sempre precisa no mar alto. Em todo o caso, os seus quatro conveses deverão ser decorados com equipamentos de luxo, além de aproveitar o espaço para albergar 24 passageiros e uma tripulação de 50. Vai haver ainda um convés dianteiro que servirá como sala de refeições ao ar livre, e de onde se poderá aceder a um heliporto. O California da Strand Craft deverá ter também um bote elétrico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.