Publicidade Continue a leitura a seguir

Navio cargueiro autónomo já tem clientes para navegar pelos sete mares

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Noruega está na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias para veículos aquáticos com projetos de zero emissões poluentes. Isto inclui transporte marítimo de mercadorias, mas também transportes locais, tanto para mercadorias como pessoas. O ano passado, foi apresentado o Yara Birkeland, um navio que, além de não ser poluente, também promete tornar-se completamente autónomo, que já tem o seu primeiro cliente.

Embora a tecnologia autónoma do Yara Birkeland só deva estar completamente operacional em 2020, as empresas de transporte já querem garantir o acesso mais rápido a este tipo de navios. O cargueiro norueguês vai ser operado pela Massterly, uma nova joint-venture da Kongsberg, especializada em sistemas para navios, e a Wilhelmsen, um operador de navios cargueiros.

O cargueiro autónomo deverá fazer a sua primeira viagem ao serviço da Massterly em agosto. Inicialmente, vai operar apenas em viagens curtas, junto à costa norueguesa. No futuro, a tecnologia poderá ser adaptada a outros navios capazes de fazerem viagens mais longas, sempre com o mínimo poluentes de emissões poluentes.