M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O avião elétrico para passageiros ainda está longe de ficar pronto, dizem os entendidos em aviação. Mas quando os 35 empregados da Eviation ouvem esta frase, consideram-na apenas um desafio a vencer. A empresa israelieta, que está a desenvolver o primeiro avião elétrico de passageiros, garantiu um novo investimento de 200 milhões de dólares (175 milhões de euros), dos quais mais de um terço vem do seu novo dono, o milionário Richard Chandler, que sozinho investiu 76 milhões (67 milhões de euros) com um objetivo: ter um protótipo pronto para voar durante o verão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Eviation quer apresentar o seu avião elétrico no próximo Salão Aeronáutico de Paris, que abre as portas a 17 de junho. Vai ser uma aeronave com capacidade para nove passageiros, equipada com baterias elétricas, que deverá receber a sua licença de testes o mais depressa possível, de modo a que a empresa israelita possa começar a testar durante os meses de verão, nos Estados Unidos. Este vai ser o principal mercado para a Eviation, pois um avião elétrico vai ter autonomia suficiente para cobrir pequenas distâncias entre metrópoles dentro do país.

O investimento de Richard Chandler também garante a aquisição de motores elétricos de alta potência da Siemens, um dos principais construtores deste tipo de sistemas para uso em transportes. A Eviation tem planos para construir dois tipos diferentes de aeronave, o Orca, um avião elétrico autónomo, capaz de transportar 50 kg de carga numa distância de 800 quilómetros, e o Alice, a proposta original para um avião comercial de nove lugares, destinado a voos regionais, com um autonomia de quase 1000 quilómetros e uma velocidade máxima de mais de 600 km/h.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.