Quando fez a sua viagem inaugural, o Madrid Maersk era o maior cargueiro do mundo. Um mês depois, tinha sido ultrapassado pelo OOCL Hong Kong, que é capaz de transportar 21.413 contentores, contra 20.568 do navio dinamarquês. A OOCL vai ter mais cinco cargueiros iguais aos do Hong Kong, enquanto a Marsk Line vai ter nove idênticos ao do Madrid, a que chamou classe Triplo E. As operadores COSCO e CMA-CGM também vão operar cargueiros que vão ter maior capacidade que o Madrid Maersk.
Seja como for, não deixa de ser um navio imponente. O Madrid Maersk e os seus futuros “irmãos” têm 399 metros de comprimento e são capazes de transportar 210 mil toneladas. São também mais eficientes que a antiga família de cargueiros da companhia dinamarquesa, reduzindo em 35 por cento as emissões poluentes, graças a um casco desenhado para reduzir o arrasto, geradores elétricos da GE para manter o navio em movimento, poupando combustível nos motores Diesel MAN e re-aproveitamento do excesso de calor.
O Maersk Madrid está atualmente no Mar Vermelho, e tem chegada prevista ao Terminal XXI do Porto de Sines no próximo dia 3. Se for um fã de transportes marítimos, passe por lá. Em junho, Sines já tinha recebido o MSC Eloane, um cargueiro capaz de transportar 19.462 contentores.
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