‘Beco’: O espetacular McLaren P1 que celebra o primeiro título de Senna

20/12/2018

O McLaren P1 GTR é já por si um modelo bastante especial, tendo como base o hiperdesportivo híbrido P1, mas com utilização exclusiva para circuitos num programa criado pela McLaren. No entanto, um dos seus proprietários quis fazer desse seu modelo uma celebração não só do carro de maior sucesso da história da Fórmula 1, mas também do tricampeão brasileiro Ayrton Senna.

O carro foi comissionado à McLaren Special Operations (MSO) por um colecionador adepto confesso de Senna desde a sua juventude, procurando criar um carro que fosse uma celebração do piloto brasileiro e do seu primeiro título no Mundial de Fórmula 1.

A inspiração foi, então, o MP4/4 de 1988, um monolugar que, nas mãos de Senna e de Alain Prost, venceu 15 das 16 provas da temporada, deixando apenas uma única para a Ferrari por ‘obra’ de Jean-Louis Schlesser, que fazia uma prova única com a Williams e colidiu com o líder, Senna, a escassas voltas do final do GP de Itália. Gerhard Berger herdou o triunfo, na frente de Michelle Alboreto, numa ‘dobradinha’ festejada com entusiasmo por milhares de ‘tifosi’.

Regressando ao P1 GTR, esta edição especial celebra o título de 1988 com as cores da Marlboro, o patrocinador da equipa por mais de 20 anos, dispondo até de detalhes tipicamente Senna no splitter dianteiro, nas portas e na entrada de ar dianteira, como os símbolos do S de Senna e a expressão ‘Driven to Perfection’. As portas contam ainda com a bandeira brasileira e com o código de barras que substituía o nome da tabaqueira americana nos circuitos onde as leis antitabaco impossibilitavam a sua afixação em eventos desportivos.

No total, foram passadas 800 horas (!) em tarefas de pintura e, noutros detalhes, inclui-se ainda o número ’12’, o mesmo que Senna tinha no seu carro em 1988, além de coroas de louros com a inscrição do 30º aniversário do título inaugural do piloto. Nem faltam alguns dos patrocinadores passados da McLaren…

“Não estou destinado a terminar em segundo ou terceiro. Estou destinado a vencer”: Ayrton Senna

A emotividade da homenagem a Senna é ainda maior quando é anunciada a alcunha deste P1 GTR: ‘Beco’, a mesma do piloto e que teve a aprovação por parte da família de Senna. A especificação do motor é igualmente muito peculiar, com cobertura do motor em lexan e protetor térmico com ouro de 24 quilates para melhor eficiência. Sem revelar detalhes técnicos desta melhoria, a McLaren diz que o seu proprietário destaca um aumento “apropriadamente agradável” na potência…

Também a aerodinâmica foi reformulada para se adequar à melhoria do motor de combustão interna. Foi necessário um programa completo a esse nível com novas características aerodinâmicas que elevam a sua carga em linha reta para um valor em redor dos 800 kg. Há um novo splitter na frente, desviadores de fluxo dianteiros e laterais e, na traseira, também retoques no difusor e asa traseira com laterais muito maiores do que as do P1 GTR de base. A inspiração é, claro, do MP4/4 de 1988.

No interior, volante multifunções com inscrição Senna e revestimento em Alcantara com os mesmos pontos que o volante do monolugar de Fórmula 1, acompanhando-se por uma linha encarnada no tablier, igualmente revestido a Alcantara (que se estende para as portas). Os bancos são igualmente especiais, com materiais de baixo peso e configuração de competição, criados pela MSO. E nem falta mesmo um capacete à medida do proprietário, que permanece um mistério.

Como refere Ansar Ali, diretor especial da divisão McLaren Special Operations (MSO), “com uma gama de personalização quase sem limites disponível pela MSO, os nossos clientes apenas estão restringidos pela sua imaginação e nós podemos, claro, ajudar com isso também”, acrescentando que este trabalho em particular foi também “um trabalho de amor para a MSO”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.