Cannondale Moterra Neo 3: Cada vez melhor

24/05/2019

Com um design mais apelativo do que o da sua irmã Moterra LT, a Neo apresenta características com valores mais conservadores, no entanto, não é isso que nos vai impedir de fazer algumas incursões em terrenos mais exigentes.

Embora tenha apenas 130mm de curso nas duas rodas, parece que rolamos numa bicicleta com mais curso. As rodas 27,5” com os pneus 2,6”, aliados a uma geometria bem afinada, são em boa parte responsáveis por isso. A Neo tem mais uns “truques na manga”, alguns são tecnologia proprietária da marca, como os pratos assimétricos ou o suporte do motor que permite ter um centro de gravidade muito baixo. As escoras são super curtas, o que se reflete numa agilidade fora do comum em bicicletas de montanha elétricas.

Mas, o pormenor que salta à vista é a possibilidade de ligar uma luz frontal para as voltas de final de tarde, em que o regresso é feito depois de o sol de pôr. O motor Bosch Performance CX já é nosso conhecido, por ser a opção de outras marcas para instalar nas suas bicicletas de montanha elétricas. Com 250W e 75Nm nunca vamos sentir falta de potência, mesmo nas subidas mais íngremes. Dependendo do modo escolhido, a assistência à pedalada pode ser brusca, especialmente, no modo Turbo – em que nos sentimos sobre-humanos.

A tentação de andar sempre neste modo é grande, mas a redução significativa na autonomia aconselha-nos a escolher o EMTB. Este modo faz uma gestão muito equilibrada entre disponibilidade de potência e poupança de bateria integrada de 500Wh. Fizemos 40km e ainda sobraram dois traços no indicador de carga.

O restante equipamento é modesto mas competente, sendo a Neo 3 o modelo de início de gama, vem equipada com uma suspensão Rock Shox Recon Solo Air com 130mm e amortecedor da mesma marca, modelo Deluxe Air Debonair também com 130mm. Apesar de curto tem uma excelente sensibilidade nas pequenas irregularidades do piso e muito progressivo em impactos maiores.

a carregar vídeo

Os travões, uns Shimano Deore M6000 têm um bom tato, resta saber como se vão aguentar em descidas prolongadas com os 24kg da bicicleta mais o peso do piloto.

O preço desta bicicleta, cedida pela Bikezone (www.bikezone.pt), está cifrado nos 4199€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.