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Cinco concept cars que moldaram os SEAT de hoje

1992 SEAT Toledo Elétrico. Enquanto Barcelona se envolvia na febre olímpica em 1992, os engenheiros da SEAT criavam os seus próprios jogos. O desafio era preparar um veículo elétrico que acompanhasse o percurso da chama olímpica e a prova da Maratona.
O resultado foi o Toledo elétrico com baterias que pesavam 500 kg e tinha uma autonomia de 65 km. “Não era estritamente um concept car, mas também um protótipo que no início dos anos 90 mostrava a viabilidade de outros sistemas de propulsão”, recorda Isidre López, responsável pela Coleção Histórica da SEAT.
Hoje, esse Toledo, juntamente com as restantes joias da marca, está na nave A-122 da fábrica da Zona Franca, assinalando o caminho dos automóveis do futuro.
1998 SEAT Bolero: Quando se pergunta a Isidre López por um concept que tenha marcado os sistemas de iluminação de futuro dos automóveis, a sua resposta é clara: o SEAT Bolero. Foi uma das estrelas do Salão de Genebra de 1998, um sedan coupé com um motor de 330 CV.
Mas não era só esse o seu ponto impressionante, já que também foi pioneiro nos grupos óticos.
“O Bolero foi um dos primeiros pontos de arranque para as óticas independentes, colocadas atrás de uma superfície transparente de policarbonato em lugar do típico vidro” sublinha López.
2007 SEAT TRIBU: A SEAT conta atualmente com uma gama de três SUV, o Arona, o Ateca e o Tarraco, mas já muito antes tinha iniciado o seu caminho neste segmento. Em 2007 a SEAT mostrou um concept que já era assumidamente um SUV: o Tribu.
“O primeiro modelo em que assume claramente a intenção de se dedicar à construção de SUV no futuro”, assinala López.
2010 SEAT IBE: A SEAT apresenta no Salão de Paris um concept que marca um antes e um depois no design da marca com o IBE.
“O IBE define claramente a linguagem de design da terceira geração do Leon e tinha um caráter claramente comprometido com a eletrificação para a mobilidade do futuro logo em 2010”, sublinha López.
O IBE é, além de um ponto de mudança no design, um concept car elétrico com um motor a debitar 102 CV com o qual a SEAT já marcava a sua visão de futuro.
As linhas de carroçaria e, sobretudo, as linhas dos faróis inspiraram o Leon e o Ibiza de geração anterior.
2015 SEAT 20v20: a conectividade converteu-se num fator imprescindível para a mobilidade do presente e assume um papel essencial na estratégia da SEAT. Ecrãs cada vez de maiores dimensões e conexão permanente com o telefone móvel fazem parte do nosso dia-a-dia.
O 20v20 era um CUV (Crossover Utility Vehicle) híbrido com aproximação futurística à conetividade. Na consola, o Personal Drive, um dispositivo tátil em forma de moeda que funcionava como um sistema de navegação portátil e como controlo remoto para ativar a climatização. Dispunha de três ecrãs, um eles com 12,3 polegadas, e com um conteúdo capaz de ser personalizado através do Personal Drive.

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Os protótipos, ou concept cars na sua terminologia original, são normalmente vistos como exercícios de estilo que marcam tendências de futuro. São o objeto ideal para que os designers apliquem e desenvolvam a sua imaginação, experimentado e desenhando as linhas dos modelos que estão para vir.

E mais do que um tópico de apreciação, estes protótipos acabam por revelar muito do se pode esperar dos automóveis que chegarão às estradas no futuro. A SEAT passou em revista alguns dos seus concepts mais icónicos para mostrar exatamente isso mesmo.