A par da eletrificação, uma das outras grandes tendências da atualidade parece ser a da recriação de modelos icónicos do passado em formato mais atual e com modernidade reforçada em diversos pontos. O mais recente exemplo vem da especialista RML Group, uma companhia britânica com larga experiência na competição, que está a trabalhar num novo GT inspirado no Ferrari 250 GT SWB (Short WheelBase) de 1959.

A RML Group está longe de ser uma companhia de créditos desconhecidos, tratando-se da mesma firma que colocou diversos modelos de competição nas pistas com grande sucesso, como foi o Chevrolet Cruze que venceu vários títulos no campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), além de trabalhar com algumas marcas automóveis na criação de modelos de continuidade de clássicos. Agora, trabalha numa recriação de um dos mais emblemáticos modelos de estrada alguma vez criados pela Ferrari, o 250 GT SWB.

Até aqui conhecido como RML Short Wheelbase, o modelo presta homenagem aos supercarros do passado, entrando agora na fase final dos testes de desenvolvimento. O seu elo de ligação com a Ferrari não se fica apenas pela menção histórica e pelo desenho, mas também pela motorização, uma vez que recorre a um bloco V12 de 5.5 litros da marca italiana montada na dianteira, envolvido numa carroçaria em fibra de carbono (o que lhe garante um peso contido de apenas 1470 kg).

Com uma potência de 485 CV e 568 Nm de binário, o motor está associado a uma caixa manual de seis velocidades, também proveniente da Ferrari, com tração às rodas traseiras. Espera-se uma aceleração dos zero aos 96 km/h (0-60 mph) em 4,1 segundos, sendo expectável que demore marginalmente mais para chegar dos zero aos 100 km/h.

A companhia adianta que as soluções aplicadas neste RML Short Wheelbase “transformam-no num GT rápido e funcional, capaz de percorrer largas distâncias com um grau de conforto e de conveniência que não seria imaginável há 60 anos”. Para tal, o habitáculo foi pensado para acomodar adultos até dois metros de altura, com comodidades modernas como bancos de ajuste elétrico, mas com um desenho e conceito inspirado no classicismo. Por outro lado, contará com navegação GPS, ar condicionado ou conectividade com os smartphones.

Exteriormente, as linhas do Short Wheelbase são muito próximas às do Ferrari que homenageia, mas é um modelo maior nas suas dimensões, refletindo o próprio crescimento da indústria automóvel ao longo dos anos. Alguns elementos como os farolins traseiros na vertical, o bocal de combustível exposto ou a grelha dianteira foram diretamente inspirados no original.

“Após quase três anos, estamos a chegar à conclusão do desenvolvimento do Short Wheelbase. Embora este seja o primeiro automóvel a contar com o nome da RML, a nossa experiência a trabalhar numa variedade de programas de veículos – como parceira de ‘marca branca’ de diversos construtores – é extensa”, afirma Michael Mallock, o CEO da RML. “Por isso, este carro demonstra muita da experiência que ganhámos não só de desenhar e construir modelos de baixo volume e alta craveira, mas também implementando um processo de testes duros para garantir que conduzi-los será uma experiência emocional por todas as razões certas”, acrescentou.

O modelo final será colocado à venda no último trimestre deste ano com uma produção bastante limitada de apenas 30 unidades.

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