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Automóveis que marcaram as décadas: Os anos 60

Citroën Méhari: É jipe ou camião? Não sabemos bem. Também é descapotável, carro para ir à praia, carro para ir ao campo e carro para ir ao cinema. No fundo, consegue ser um pouco de tudo. Lançado em 1968, aproveitando a base mecânica do Citroën 2 CV, o Méhari trouxe versatilidade de utilização a baixo preço a uma geração de automobilistas, muitos anos antes da invenção dos monovolumes e dos crossovers. E nos últimos anos da sua vida foi construído em Portugal.
Ferrari 250 GTO: Quem não gostava de ter um carro de corrida disfarçado de carro normal? Em 1962, Enzo Ferrari enganou a FIA, criando este modelo especial com potência elevada (3.0 V12 de 300 cv), baixo peso (880 kg) e suspensão específica, que dominou as corridas de GT da época. Foram construídos 39 exemplares, e um deles, especificamente, vale 38 milhões de dólares. De certo modo, foi o "pai" de outros especiais de homologação, como o Renault 5 Turbo, Ford Sierra Cosworth ou Lancia Delta Integrale.
Ford Mustang: A indústria automóvel americana apresentou muitos carros rápidos nos anos 60, mas o Ford Mustang é o que merece ser destacado. Lançado em 1964, tinha como objetivo oferecer ao público um carro com comportamento desportivo e baixo preço. Estava disponível como coupé e como descapotável, e o seu motor V8 era versátil para modificações amadoras. Gerou uma galeria de imitadores, coletivamente conhecidos com "pony cars" (mustang é um cavalo bravo da América do Norte).
Lotus Elan: Dava para fazer uma galeria só com descapotáveis britânicos, mas MG, Jaguar ou Triumph não tiveram concorrência à altura do Lotus Elan, criado em 1962. Inovador, com um chassis rígido, carroçaria em plástico de baixo peso, travões de disco às quatro rodas e um motor do Ford Cortona preparado por encomenda na Cosworth. A sua popularidade também foi ajudada por ser o carro de Emma Peel, a personagem de Diana Rigg na série britânica de TV "Os Vingadores".
Porsche 911: Embora já fosse conhecida pelos seus desportivos compactos, a Porsche atingiu a maioridade em 1964 com o lançamento do 911. Este era um carro com um potente motor de 2 litros e 130 cv, um interior prático e confortável e um comportamento irrepreensível. Económico e acessível o suficiente, o mais importante é que tinha uma boa base para continuar a evoluir durante as décadas seguintes, com a chegada de versões S (mais leve) e T (mais potente), capazes de lutar diretamente com carros muito maiores e mais caros.
Renault 4: Lançado em 1961, este foi o automóvel que ajudou a popularizar um conceito que hoje é transversal aos automóveis familiares modernos. O Renault 4 (popularmente conhecido como 4L) é, na prática, a primeira berlina de dois volumes, com portão traseiro aberto para cima e com quatro portas laterais. Foi concebido para ser económico na produção, aquisição e manutenção, com uma habitabilidade e bagageiras comparáveis aos de um automóvel maior, e teve uma longevidade impressionante.

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Esta semana vamos recordar alguns dos carros que marcaram meio século de produção automóvel, que foram relevantes a nível técnico, visual ou social. Cada década tem muitos automóveis que deixaram saudades a quem teve oportunidade de os adquirir, conduzir ou simplesmente admirar de longe, mas aqui escolhemos alguns dos modelos mais emblemáticos.

Começamos com a década de 1960, e prosseguimos amanhã com os anos 70. Concordam com as nossas escolhas? Discordam? Escolhiam melhor? Digam-nos, deem sugestões e, se gostarem, podemos fazer uma parte 2.

M. Francis Portela