O Batmobile é conhecido mundialmente como o meio de transporte favorito do Batman, herói da BD e do cinema. Criado dois anos depois da estreia do superherói, teve várias encarnações desde 1941, mas nenhuma é mais famosa do que a versão usada na série de televisão de 1966, criada pelo designer George Barris com base no protótipo Lincoln Futura, de 1955.

Barris comprou o Futura para o modificar, mas o carro tinha tendência para avariar e a carroçaria foi transferida para a mecânica de um Ford Galaxie. Três réplicas foram construídas, duas sem motor para exibições, e outra com base num dragster para espetáculos. Tanto o Batmobile original como as réplicas foram vendidas a colecionadores e o seu percurso é conhecido, pelo que é impossível falsificá-los. Mas existe um quinto Batmobile, que foi adotado pelo criador original.

Fã do Batmobile e de corridas de automóveis, Jim Semershein quis ter a sua própria versão do carro do Batman. Então comprou um Ford Thunderbird e criou na sua garagem as peças necessárias para transformar o descapotável numa versão igual à que viu na televisão. Dois anos depois, George Barris descobriu esta réplica não oficial e ficou tão impressionado que quis comprá-la, passando a assegurar a sua autenticidade como o verdadeiro quinto Batmobile. Desde então, já trocou de mãos algumas vezes, e este carro nº 5 está à venda no site de leilões da RM Sothebys, esperando-se um preço final acima dos 200 mil dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.