A Zagato criou designs emblemáticos para várias marcas, incluindo as italianas Ferrari, Lancia, Fiat e Alfa Romeo e a britânica Aston Martin, bem como modelos especiais sobre chassis Ford Mustang, Volvo 164, Bristol 406, Jaguar XK140 e muitos outros. Nos anos 80 e 90, produzia protótipos sem comissão. E desde 2006 tem-se dedicado, através do seu programa Sanction Lost, trazendo de volta à vida criações individuais de clássicos que desapareceram com os tempos.
O primeiro caso foi um Lancia Aprilia Sport de 1938, que o próprio fundador Ugo Zagato tinha construído, e que desapareceu da face da Terra. Usando apenas algumas fotografias desfocadas, a equipa de design da Zagato conseguiu usar o processo de fotometria para recriar esta carroçaria especial num programa de CAD/CAM e com uma impressora 3D industrial. O carro foi apresentado em 2006, por ocasião do 106.º aniversário da Lancia.
Mais recentemente, o programa Sanction Lost permitiu recuperar outras preciosidades. Em 2007, aproveitando o 60.º aniversário da Ferrari, a Zagato foi contratada para recriar o 166 Panoramica, o primeiro Ferrari com design Zagato, construído em 1949 para o colecionador Antonio Stagnoli, usando a mesma técnica de fotometria.
Mais recentemente, o colecionador americano de carros da Porsche, Herb Wetanson, quis recriar o Porsche 356 Speedster Zagato, um modelo de competição construído em 1957 para o piloto francês Claude Storez e destruído num acidente em 1959. Mais uma vez, a Zagato reconstruiu-o com base em fotografias, mas foi mais longe, criando uma série limitada de nove unidades. E agora fez o mesmo ao 356 Zagato Coupé, um design descoberto nos arquivos do carroçador italiano, que também vai ter direito à sua própria série limitada a nove unidades.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.