Os vinte automóveis franceses mais bonitos de sempre

13/12/2019

Disputando com os italianos o título de mestres carroçadores, os franceses foram produzindo ao longo dos anos alguns dos automóveis mais bonitos de sempre, sendo pertinente enumerar os 20 mais belos.

Independentemente da idade, mecânica ou sucesso comercial, aqui fica a nossa lista dos 20 automóveis franceses mais elegantes de todos os tempos. Para coleccionar ou apenas apreciar.

20 – Citroën C6

20-citroen-c6

Controversa, no mínimo, a eleição do Citroën C6 para o Top 20 tem pouco a ver com o seu sucesso comercial – ou falta dele – mas muito a dever ao seu estilo original e irreverente. Carroçado como todos os Citroën deveriam ser, o C6 faz rodar cabeças por onde passa, ao contrário dos seus concorrentes germânicos BMW série 5 e Mercedes-Benz classe C.

19 – Renault Avantime

19-renault-avantime

A ideia de misturar os conceitos de coupé desportivo e monovolume familiar só poderia originar de uma casa de design como a Renault. Raridade nas nossas estradas, o Avantime estava vários anos à frente do seu tempo. Algumas dezenas, para ser preciso.

18 – Peugeot 402

18-peugeot-402

Outro francês demasiado avançado para o seu tempo. O Peugeot 402 tinha tanto de atraente como de peculiar, com as coberturas das rodas traseiras a conferir um toque dinâmico à carroçaria.

17 – Matra Murena

17-matra-murena

A Matra era, à boa maneira francesa, produtora de mísseis, carros de Fórmula Um e elegantes desportivos compactos. O Morena foi um desses desportivos.

16 – Peugeot 406 Coupe

16-peugeot-406-coupe

Desenhado nos estúdios de Pininfarina, o 406 Coupe parecia um pequeno Ferrari, com linhas fluídas e elegantes. Pena que a mecânica não fosse tão inspirada.

15 – Darracq Flying Fifteen

15-darracq-flying-fifteen

Um dos modelos mais antigos da lista, mas nem por isso menos atraente. Perfeito para uma soirée de luxo e glamour.

14 – Delahaye 135MS Cabriolet

14-delahaye-135ms-cabriolet

A Delahaye pode ter acabado, mas as suas criações continuam a ser das mais elegantes alguma vez produzidas.

13 – Facel Vega

13-facel-vega

Com um estilo incomparável, os Facel Vega form feats para aparecer dos films de Hollywood, conduzidos pelos vilões ou damas em apuros.

12 – Citroën Traction Avant

12-citroen-traction-avant

Quando o carro da máfia não é italiano, só pode ser um Citroën Traction Avant.

11 – Delage D6 70

11-delage-d6-70

Outra das marcas francesas extintas, mas que deixa saudades. O D6 70 é um dos modelos mais elegantes do constructor.

10 – Talbot-Lago T150C-SS Pourtout Coupe

10-talbot-lago-t150c-ss-pourtout-coupe

Hoje em dia, o T150C-SS Pourtout Coupe seria catalogado como perigoso, mas o seu estilo inconfundível eleva-o ao topo da lista.

9 – Bugatti Veyron

9-bugatti-veyron

O Veyron estreou a categoria de hiper-carro, muito à custa do seu poderoso motor de 1000 cavalos de potência. Mas o que é o poder sem beleza. Ainda hoje o Veyron é uma das criações mais belas do construtor francês.

8 – Peugeot 504 Cabriolet

8-peugeot-504-cabriolet-2815_28

A linhagem 504 da Peugeot apresentou ao mundo algumas das mais elegantes carroçarias de sempre. A versão Cabriolet desenhada por Pininfarina leva o prémio com a mais bonita de todas.

7 – Voisin Type C27 Roadster

7-voisin-type-c27-roadster

Estilo barroco e Voisin são sinónimos. O que não significa que os modelos franceses não sejam elegantes.

6 – Delahaye 165

6-delahaye-165

Outro belo exemplar do trabalho da Delahaye, misturando elegância e distinção como poucos.

5 – Citroën DS

5-citroen-ds

Tecnologicamente avançado – quando foi apresentado o modelo era um dos mais sofisticados do seu tempo – o Citroën DS é também um dos automóveis mais elegantes, conseguindo ficar no Top 5 às custas da sua beleza.

4 – Renault Alpine A110

4-renault-alpine-a110

Durante os seus anos áureos, a Alpine foi incapaz de produzir um automóvel feio, mas entre os vários modelos “A”, escolhemos o pequeno A110, deixando para outra altura o A310 ou o A610.

3 – Citroën SM Cabriolet

3-citroen-sm-cabriolet

Numa época em que os carros caminhavam para a banalidade, a Citroën impôs o estilo como arma de distinção, sendo o SM um dos coupés mais irreverentes alguma vez vistos. A versão Cabriolet tinha tanto de exótica como de elegante.

2 – Bugatti Type 35B

2-bugatti-type-35b

A Bugatti soube, como poucos, produzir carros de Grande Prémio elegantes dentro e fora da pista. O Type 35B ainda hoje é o derradeiro atributo de um piloto de fato e gravata.

1 – Bugatti Type 57CS

1-bugatti-type-57cs

A mecânica desportiva do Type 57CS fica em segundo plano, face à enorme beleza da sua carroçaria, que lhe vale o primeiro lugar nesta lista.