M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Volvo só começou a fazer veículos com algumas capacidades todo-o-terreno em 1997, quando lançou a carrinha crossover V70 Cross Country (“XC”), antecessora das atuais gamas XC90 e XC60. Mas antes disso teve um veículo militar, capaz de atravessar qualquer caminho. Oficialmente, chamava-se L33, mas o público que depois o adotou deu-lhe o nome Laplander. Como veículo militar, equiparava-se ao Land-Rover, Mercedes Classe G, Panhard e Jeep CJ. Uma versão para uso civil, geralmente usada por serviços de emergência, também foi lançada, com o nome C202.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Tudo começou nos anos 50 com uma encomenda do exército sueco para desenvolver um veículo todo-o-terreno. As primeiras unidades pré-série ficaram prontas em 1959 e as entregas das versões finais começaram a ser feitas em 1963, chegando até a ser usadas pelas forças armadas da Arábia Saudita. O sistema de quatro rodas motrizes tinha juntas homocinéticas e diferencial autoblocante, e entre o protótipo e a versão de produção, o motor 1.6 foi substituído pela unidade motriz de 1800 cc, com 65 cv. Foram criadas versões com teto de lona ou rígido, e variantes especiais de reboque com guincho, equipadas com armamento antitanque ou transformadas para servirem de central de comunicações, com uma bateria protegida.

Em 1977, o Volvo L33 foi substituído para uso militar pela série C303. O modelo antigo foi reconvertido para uso civil e renomeado C202, ganhando um motor 2.0 de 82 cv, mas perdendo o diferencial autoblocante e os eixos reforçados. Apenas alguns utilizadores privados aderiram, pois era menos prático que os rivais da Land Rover ou das marcas japonesas. Mas à medida que o tempo passava e os TT ficaram mais civilizados, os exemplares usados do L33 e do C202 foram ganhando uma pequena mas dedicada legião de fãs, um pouco por todo o mundo, existindo até vários clubes só para donos destes carros.

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