O Red Bull RB7 pilotado pelo ex-piloto de Fórmula 1 David Coulthard, foi o ponto alto da primeira edição do Red Bull Showrun Lisboa, evento que levou as emoções fortes do automobilismo até à zona de Belém, em Lisboa. No total, de acordo com a organização, estiveram no local 100 mil pessoas para assistirem não só à demonstração do monolugar de F1, mas também a exibições de motos, drift e à atuação do músico Kappa Jotta.
Num cenário pouco usual, a Avenida da Índia, em Belém, foi transformada numa pista para receber um espectáculo único de ação e adrenalina, com o antigo piloto David Coulthard, que participou em 247 Grandes Prémios de Fórmula 1, a ser o foco das atenções quando pilotou o RB7 com que Sebastian Vettel se sagrou campeão do mundo em 2011, deixando ouvir bem alto o motor V8.
O escocês referiu, após o evento, que “foi muito emocionante acelerar nas ruas de Lisboa perante um público tão entusiasta”, acrescentando que este espetáculo “cria uma relação de proximidade com os fãs, o que é muito diferente do que acontece normalmente nas pistas oficiais”.
Numa nota curiosa, Coulthard não esqueceu a importância que Portugal tem para a sua vida, já que “foi no circuito do Estoril que subi pela primeira vez ao pódio e também lá que ganhei a minha primeira corrida de Fórmula 1, por isso é sempre uma enorme emoção voltar a Portugal!”.
O dia começou cedo com as visitas ao Paddock montado na Praça do Império. Além do F1 da equipa austríaca (batizada oficialmente de Oracle Red Bull Racing), o público vibrou com as demonstrações em duas rodas do lituano Aras Gibieza e com os potentes BMW M4 dos pilotos Elias Hountondji e Conor Shanahan, protagonistas do show da formação Red Bull Driftbrothers. Pelo meio houve ainda espaço para um desfile da Marcha dos Mercados de Lisboa, uma demonstração de Breaking e ainda uma atuação do músico Kappa Jotta.
Antes de toda a ação deste dia foi gravado um pequeno filme captando o momento insólito onde o RB7 de David Coulthard se cruzou com o guitarrista Gaspar Varela – bisneto da fadista Celeste Rodrigues, numa cooperação inusitada.