Os fabricantes automóveis continuam a adaptar-se aos constrangimentos produtivos causados pelo novo coronavírus (Covid-19), com a BMW, Toyota e Ford a anunciarem que também irão parar temporariamente a sua produção na Europa.

A preocupação com a propagação da doença, mas também a necessidade de ajustar a oferta à procura – praticamente nula em muitos dos países afetados -, leva a que muitos dos fabricantes escolham pela paragem da sua operação produtiva no Velho Continente.

Começando pela Toyota, a marca japonesa anunciou que irá interromper a produção em diversos dos seus pontos na Europa, não só de veículos, mas também de componentes, prevendo o seu fecho ainda ao longo desta semana.

Entre as fábricas afetadas estão a de Valenciennes (França), onde é produzido o Yaris, Burnaston e Deeside (Reino Unido), onde se produzem o Corolla e motores, respetivamente, Kolin (República Checa), onde é produzido o Aygo em parceria com a PSA, entre outras, como a de Sakarya (Turquia), de onde sai o C-HR.

A marca adianta ainda que irá avaliar as suas operações em cada país nesta fase, atendendo às medidas que os respetivos governos forem implementando para conter o novo Covid-19. Por exemplo, nos países com quarentenas obrigatórias, os concessionários têm sido fechados, enquanto as oficinas mantêm a sua operacionalidade, o mesmo se aplicando ao fornecimento de peças para as mesmas.

No entanto, apesar de anunciar o encerramento de muitos dos locais de produção de veículos e componentes, a Toyota fez saber que irá manter equipas nas suas fábricas para preparar o lançamento de novos modelos, como o Yaris de nova geração e o SUV de segmento B com base nesse, ambos com chegada prevista para o verão de 2020.

BMW em ‘pausa’ na Europa e África do Sul

Abandonando qualquer ambição de superar ou sequer repetir a performance comercial de 2019, a BMW anunciou que irá parar a produção nas suas fábricas europeias e na África do Sul (Rosslyn), até ao dia 19 de abril, fazendo, tal como os demais fabricantes, uma adaptação aos riscos de saúde inerentes à propagação do novo coronavírus, mas também ao ajuste da procura de novos automóveis a nível global. MINI e Rolls-Royce também irão interromper a produção dos seus modelos no Reino Unido.

O encerramento das fábricas começará a ser posto em prática a partir do final desta semana.

No lado da Ford, a suspensão da produção na Europa irá afetar as instalações de Colónia e Saarlouis, ambas na Alemanha, a par ainda da fábrica de Craiova, na Roménia, as quais deixarão de funcionar a 19 de março para as semanas seguintes. Anteriormente, a fábrica espanhola de Valência também já tinha sido parada depois de três dos trabalhadores da fábrica terem sido testados positivamente para o coronavírus.

A Skoda também irá parar as suas fábricas na República Checa por duas semanas.

Renault reforça medidas

Além de ter anunciado a interrupção de produção na Europa, incluindo a fábrica de Cacia, em Aveiro, a Renault também anunciou que a fábrica da Dacia na Roménia irá fechar até 5 de abril na melhor das hipóteses. Além disso, irá estender o encerramento temporário às duas fábricas do grupo em Marrocos, situadas em Tânger e Casablanca, também afetas à marca Dacia, irão parar a partir de quinta-feira por tempo indeterminado.