Com os automóveis a tornarem-se cada vez mais conectados e repletos de aplicações como nos smartphones, alguns fabricantes começam a oferecer funcionalidades que apenas podem ser desfrutadas mediante subscrição, como os bancos aquecidos, navegação ou funções de iluminação mais avançadas. Porém, a Dacia, conhecida por ser adepta da acessibilidade, está contra essa ideia e demonstra-o no Reino Unido ao oferecer botijas de água quente a quem não está disposto a pagar.

Recentemente, tornou-se notícia o facto de a BMW iniciar um programa de subscrição de bancos aquecidos no valor de cerca de 18 euros por mês por uma funcionalidade que está já incluída no próprio veículo. Este género de micro-transações, que ganhou tração no universo dos videojogos parece agora estar a fazer o seu caminho para o dos automóveis, havendo outras marcas que pretendem também fazer pagar por outros itens, como uma aceleração mais rápida (Mercedes-Benz).

A Dacia, que é conhecida pelos seus automóveis acessíveis, mas com o essencial a bordo, demonstra a sua oposição ao conceito de funcionalidades por subscrição, com a sua divisão britânica a lançar uma campanha de marketing curiosa que passará pela oferta de botijas de água quente a quem não quer pagar pelas funcionalidades a que, até há bem pouco tempo, não tinha de pagar.

Dando às botijas o nome de ‘Salva Bancos Aquecidos’, as mesmas serão oferecidas em três concessionários da marca (Londres, Manchester e Swansea) aos condutores de automóveis que não estão confortáveis com a ideia de virem a pagar mais por uma funcionalidade que já está presente nos seus automóveis desde a compra. A oferta irá estar em vigor nos dias 1 e 2 de fevereiro, com a Dacia a elucidar ainda que as botijas devem ser colocadas nos bancos antes de se iniciar a condução.

Além disso, a marca do Grupo Renault recorda ainda que, no âmbito da sua própria filosofia de oferecer o essencial, os modelos mais equipados das gamas Sandero Stepway, Duster e Jogger contam com bancos aquecidos de série.

Ainda que não passe de uma ação simbólica e com algum divertimento à mistura, o Diretor Geral da Dacia UK, Luke Broad, aponta que “também salienta a direção que a generalidade da indústria está a seguir em relação ao acesso por subscrição a algumas funcionalidades. Pedir a alguém para pagar mais para ativar equipamento equipado de série na fábrica não é certamente [o estilo da] Dacia! Acreditamos na simplicidade, oferecendo aos nossos clientes a tecnologia que torna a condução mais conveniente e confortável com as funcionalidades incluídas no preço inicial do carro”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.