Uma das maiores coleções motorizadas, com mais de 700 exemplares de diversas categorias – desde carros a camiões e motos – prepara-se para ir a leilão nos Estados Unidos da América.

A coleção pertence ao casal Ron e Eunice Hackenberger, de Norwalk, em Ohio, que ao longo de uma vida foram colecionando alguns dos veículos mais incríveis e raros alguma vez produzidos, atingindo já um valor acima dos 700 exemplares. Alguns dos modelos prestes a ir a leilão encontram-se em estado de deterioração avançada fruto de diversos anos de exposição aos elementos, mas, ainda assim, assumem-se como exemplares bastante apelativos para os apreciadores de clássicos automóveis.

A história desta paixão pelo colecionismo motorizado iniciou-se quando Ron tinha apenas 15 anos, ao adquirir um Studebaker de 1948 com dinheiro que havia pedido emprestado do seu avô. Essa marca é, aliás, uma das suas preferidas a julgar pelos mais de 250 exemplares constantes naquela que é conhecida como a Ron Hackenberger Collection.

Depois de casar com Eunice, em 1962, ambos passaram a colecionar carros e veículos motorizados dos mais diversos feitios. Camionista numa primeira fase e proprietário de uma companhia transportadora depois, Ron Hackenberger chegou a ter mais de 100 camiões em atividade, sendo nas suas ‘missões’ de carga que ia reparando nos veículos e aumentando a sua coleção pessoal. Depois de se desfazer da sua transportadora, Ron foi ainda criador de gado, investidor imobiliário e dono de uma empresa de catering que as suas seis filhas continuam a gerir.

O leilão, que será levado a cabo pela VanDerBrink Auctions, terá a totalidade da coleção, na qual se incluem ainda micro-carros europeus como o BMW Isetta, limousines diversas, uma Harley de 1949 e até tratores de marcas como a John Deere.

Outros veículos dignos de menção são o lendário DeLorean DMC-12, uma ambulância Cadillac e alguns modelos da Porsche, Honda, Borgward, Jaguar e, de forma curiosa, também carros da Citroën e da Fiat, mostrando assim que a sua paixão ia além da nacionalidade americana. Esta fica a cargo de diversos modelos emblemáticos como os Mustang de 1965, Dodge Charger de 1966, Plymouth Barracuda de 1967 ou um Chevrolet de 1957.

A decisão da venda da sua coleção foi tomada quando Ron percebeu que não iria conseguir restaurar muitos deles, dada a sua idade, pelo que a VanDerBrink irá vender todo este valioso espólio motorizado no fim de semana de 14 a 16 de julho, podendo consultar alguns dos veículos no site da companhia de leilões (do qual foram retiradas as imagens deste artigo).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.