A Euro NCAP publicou a mais recente ronda de testes de segurança a novos automóveis colocados à venda na Europa, com dez deles a merecerem as cinco estrelas, naquele que é um resultado de conjunto impressionante e a constatação de que são cada vez mais os veículos capazes de oferecer uma proteção avançada tanto em caso de acidente, como na assistência para a sua prevenção. Entre as marcas avaliadas, as chinesas demonstram a sua competência em pé de igualdade para os outros construtores presentes no Velho Continente.

O EQE da Mercedes-Benz foi agraciado com as cinco estrelas, mas também com a marca de ‘Muito bom’ nos sistemas de assistência em autoestrada, sendo-lhe assim reconhecida a sua competência no desenvolvimento de tecnologias de segurança e de assistência à condução em formato semiautónomo.

O sistema DISTRONIC com assistente ativo de distância com intervenção na direção está disponível como opcional na gama do EQE, com a Euro NCAP a afirmar que este é o primeiro sistema do género testado por si que é capaz de levar o carro autonomamente para a via mais lenta antes de parar o veículo por completo no caso de o condutor ficar inanimado. Esta função, conhecida como Assistente Ativo de Paragem de Emergência, ajuda a berlina elétrica da marca alemã a obter o seu estatuto de ‘Muito bom’ na vertente das tecnologias de segurança.

A marca chinesa BYD obtém o seu primeiro resultado de cinco estrelas com o Atto 3, dando continuidade a uma nova tendência de chegada de marcas daquele país, com o Atto 3 a ser apresentado como um elétrico para as massas, dispondo de um pacote de tecnologias muito completo na área da segurança.

Outros dois modelos provenientes da China, mas não de marcas chinesas, falham as cinco estrelas: é o caso dos Citroën C5 X (produzido pela parceria Dongfeng Peugeot-Citroën Automobile) e Mobilize Limo, projeto de mobilidade do Grupo Renault (produzido pela joint-venture Renault-Jiangling), que acusaram a ausência de algum equipamento de assistência para atingir as cinco estrelas.

Os dois SEAT analisado, o Ibiza e o Arona, também pecam nalgum equipamento em falta, mas compensam noutras áreas, de acordo com a Euro NCAP. Os BMW X1 e Série 2 Active Tourer asseguraram as cinco estrelas com um ótimo desempenho em caso de acidente e lista de tecnologia de segurança muito completa. O Mazda CX-60 e o renovado Volkswagen Golf fotam os outros dois modelos testados a conseguirem as cinco estrelas.

O Golf de oitava geração foi testado pela primeira vez em 2019, mas a marca atualizou o seu modelo recentemente com alguns elementos como um airbag central, assistente de cruzamentos e detetor de fadiga do condutor, contribuindo assim para manter as suas cinco estrelas. O Nissan Juke híbrido também vê estendido para si as cinco estrelas do modelo ensaiado em 2019 então com motor de combustão apenas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.