Esta lista concebida pelo site Budgetdirect coloca em evidência a forma como alguns dos automóveis asiáticos têm evoluído, destacando-se o crescimento em termos de dimensões e, nalguns casos, até mesmo a transformação em termos de tipologia.
- Honda Accord
Na década de 1970, em contraponto com os grandes motores V8 que sofriam com a crise do petróleo, a Honda arriscou entrar no mercado americano com modelos compactos e motores mais eficientes de pequena cilindrada. Primeiro, o Civic em 1973 e, três anos depois, o Accord.
Na sua primeira geração, o Accord era um compacto com visual semelhante ao Volkswagen Golf, tendo evoluído ao longo dos anos para um perfil de berlina que, nalguns mercados, originou até outras variantes, como a carrinha ou coupé. Na Europa, o Accord deixou de fazer parte do catálogo de modelos da Honda, mas esta berlina continua a ser um dos automóveis mais vendidos dos Estados Unidos da América, vendendo-se também noutros mercados asiáticos, como o Japão.
- Hyundai Elantra
Tal como o Accord e outros modelos, também cresceu bastante em termos de tamanho, sendo agora uma berlina de grandes dimensões.
- Mazda MX-5
O roadster mais vendido do mundo não precisa de grandes introduções. Um modelo de dois lugares, acessível e com boas prestações, mas sobretudo divertido de conduzir. Nascido em 1989, na geração NA, o MX-5 inspirou-se nos clássicos desportivos do Reino Unido das décadas de 1950 e 1960.
- Nissan Skyline
O nome Skyline foi durante muito tempo sinónimo de condução desportiva mais focada, mas nem sempre foi assim – como hoje, aliás. O Prince Skyline original era anunciado como um automóvel mais orientado para um mercado de luxo, sendo apenas na terceira geração que o Skyline passou a luzir um logótipo da Nissan depois da fusão desta com a Prince Motor Company em 1967. Na quarta geração chegou também a ser comercializado sob a insígnia Datsun.
Mas o nome Skyline tornou-se sobretudo conhecido com três gerações, de 1989 a 2002, conhecidas como os R32, R33 e R34. Esta última, com um perfil musculado e elevada potência, tornou-se mesmo icónica ao figurar em diversos jogos de vídeo (como o Gran Turismo da Playstation) ou em filmes (como a saga ‘Velocidade Furiosa’).
Depois, uma cisão. A aura mais desportiva ficou com o Nissan GT-R e a denominação Skyline voltou a reportar a um modelo mais luxuoso, que ainda hoje se mantém.
- Subaru Impreza
Entretanto, o nome gerou versão também de cinco portas mais compacta, mas a vertente desportiva extrema passou a ser ostentado pelo WRX.
- Suzuki Jimny
O mais versátil e robusto de todos os modelos aqui presente. Com uma competência fora do asfalto que consegue rivalizar com ícones como o Land Rover Defender ou o Mercedes-Benz Classe G, o Jimny é, porém, devoto da simplicidade com uma dimensão bastante compacta digna de um ‘kei car’ japonês.
O primeiro Jimny surgiu em 1970 e tornou-se num sucesso. Baseado num reformulado HopeStar On360, construído pela pequena construtora japonesa Hope Motor Company no final da década de 1960. Assim, a primeira geração com nome Suzuki surgiu em 1970, dois anos depois de ter adquirido a Hope. Ao longo dos anos, manteve formato e funcionalidade, mas esta nova geração teve curta presença na Europa antes de um ligeiro contratempo.
Lançada em finais de 2018, acabou por ter a sua comercialização interrompida em solo europeu no final de 2019 devido a questões relacionadas com as emissões poluentes impostas pela União Europeia, embora esteja de regresso agora como veículo comercial, aproveitando outro quadro regulamentar. Longa vida ao Jimny!
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