O grupo de jurados, composto por 93 elementos de meios de comunicação automóvel, selecionou os finalistas a partir de uma sessão de votação secreta, da qual resultaram três modelos, havendo a curiosidade de todos eles terem uma componente de eletrificação e uma outra curiosidade pelo facto de dois deles serem utilitários.
Assim, pela distinção principal, os 100% elétricos Honda e e Volkswagen ID.4 terão a companhia do híbrido Toyota Yaris, sendo estes modelos os mais representativos dos últimos 12 meses para o júri destes prémios.
O Honda e é, de resto, o mais nomeado da contenda, surgindo em duas outras categorias além da principal. O pequeno elétrico da marca japonesa está a concurso ainda no Carro Urbano – juntamente com outro Honda, o Jazz/Fit, e com o Yaris, repetindo assim a batalha principal – e no Design do Ano – aqui com a concorrência do Land Rover Defender e do Mazda MX-30.
O Yaris surge também por três vezes na lista de nomeados finalistas, mas a terceira aparição é feita sob a sigla GR, ou seja, tratando-se da versão mais extrema do pequeno utilitário, sendo efetivamente um modelo diferente. O GR Yaris é um dos finalistas do Carro de Performance do Ano, juntamente com o Audi RS Q8 e com o Porsche 911 Turbo.
Por último, a categoria Carro de Luxo do Ano coloca na luta o Land Rover Defender, o Mercedes-Benz Classe S e o Polestar 2.O resultado final será dado a conhecer no dia 20 de abril de 2021.
Eis a lista final de candidatos e as respetivas categorias.
World Car of the Year
Honda-e
Toyota Yaris
Volkswagen ID.4
World Urban Car
Honda-e
Honda Jazz / Fit
Toyota Yaris
Land Rover Defender
Mercedes-Benz S-Class
Polestar 2
World Performance Car
Audi RS Q8
Porsche 911 Turbo
Toyota GR Yaris
World Car Design of the Year
Honda-e
Land Rover Defender
Mazda MX30