Concebido para cenários mais difíceis, o novo Land Rover Discovery ao serviço da Cruz Vermelha austríaca tem uma série de capacidades avançadas que podem fazer a diferença em situações mais complexas. Uma delas é o drone especial que leva incluído e que pode salvar vidas.

Com efeito, este Discovery projetado à medida das necessidades e desenvolvido a partir do original Project Hero concept oferece uma visão aérea graças a um drone especial e pode deslocar-se em qualquer terreno como centro móvel de operações ao serviço da equipa de resposta rápida da Cruz Vermelha austríaca.

O novo veículo foi desenvolvido ao longo de 18 meses numa colaboração entre o departamento Special Vehicle Operations da Land Rover e a Cruz Vermelha austríaca, tendo como ponto mais interessante o drone de oito hélices. Este está equipado com uma câmara de longo alcance e com um detetor de calor capaz de encontrar uma pessoa a uma distância de 440 metros e identificar um veículo a quase mil metros.

O operador do drone pode inclusivamente detetar objetos ou pessoas através da câmara e, com um simples toque no ecrã do computador, consegue obter as coordenadas exatas da localização, algo essencial no momento de coordenar equipas de salvamento.

O Discovery vai funcionar como centro móvel de operações em caso de emergências ou desastres naturais. A partir do mesmo, os especialistas e técnicos da Cruz Vermelha poderão coordenar e dirigir as operações de salvamento. Entre as caraterísticas especiais criadas à medida destacam-se as quatro antenas de rádio, um sistema de iluminação de 360º e um espaço exclusivo de carga em fibra de carbono. Este Discovery de emergência recorre ao motor a gasóleo TD6 de 3.0 litros e 258 CV.

Cooperação de longa data

A estreita colaboração entre a Land Rover e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) começou com a doação de um veículo para ser utilizado como dispensário móvel no deserto do Dubai em 1954. Desde então, a Land Rover doou mais de 120 veículos à IFRC, ajudando a organização a melhorar a vida das comunidades mais desfavorecidas do mundo.

Recordando exatamente o papel da marca nas tarefas de emergência que muitas vezes são desempenhadas pela Cruz Vermelha, Michael van del Sande, Managing Director da Jaguar Land Rover Special Operations, lembrou que a mesma “não se cinge apenas aos veículos. Desde o início da nossa colaboração, em 1954, o nosso objetivo sempre foi auxiliar a Cruz vermelha a melhorar os seus tempos de resposta face às adversidades que tinha pela frente e ajudar a salvar vidas. Durante os últimos 18 meses, os nossos engenheiros trabalharam lado a lado com as equipas de resposta a emergências da Cruz Vermelha austríaca, desenvolvendo a tecnologia necessária para este Land Rover. Graças ao seu talento foi possível criar uma solução única em função das necessidades da Cruz Vermelha nessa região”.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.