Uma moto Ducati Panigale V4 R é já uma visão bastante imponente, mas uma versão em tamanho real concebida integralmente com peças de Lego também não deixa ninguém indiferente.

Esta obra de arte foi produzida pelo especialista italiano Riccardo Zangelmi, que tem feito carreira a lidar com os blocos de Lego, embora aqui tenha sido a sua estreia com o conceito mais funcional da Lego Technic.

O foco do seu trabalho foi, pois, uma réplica à escala 1:1 da Panigale V4 R, que foi apresentada em Modena no passado dia 19 de junho, num projeto que levou mais de 400 horas a concretizar com elementos Lego Technic.

Um dos convidados especiais no circuito de Modena durante a revelação da moto foi o piloto Andrea Dovisioso, bem como Claudio Domenicali, CEO da Ducati, e Paolo Lazzarin, diretor-geral da Lego Itália.

“Tomar parte neste projeto da Lego Itália e da Ducati foi o mais desafio profissional mais excitante da minha vida. Levou-me além dos limites e tive sucesso a cruzar a linha de meta como parte da equipa”, afirmou Zangelmi, sobre a sua nova moto especial, construída integralmente à mão e com um peso final de 150 kg.

O italiano chegou a pensar que não seria capaz de concretizar o projeto, tendo montado e desmontado partes da moto por oito vezes. Em termos de volume, Zangelmi revela que o número de blocos utilizados seria suficiente para encher uma piscina (embora não seja indicado o tamanho da mesma…): 15.000 peças. Para montar esta obra não se recorreu a qualquer tipo de cola.

Para quem uma versão em tamanho real dificilmente seria alcançável, a Lego e a Ducati lançaram recentemente um kit de montagem de pequenas dimensões, com o código 42107, composto por 646 peças e com 32 cm de comprimento, 16 cm de altura e 3 cm de largura.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.