O segmento dos SUV elétricos vai ser reforçado em breve com mais dois modelos de nova geração, o Nissan Ariya e o BMW iX3, estando a revelação de ambos os modelos prevista para a próxima semana.

A aposta dos construtores na eletrificação prossegue em grande força e Nissan e BMW preparam a revelação de dois novos modelos esta semana, em qualquer dos casos, tratando-se de modelos com novos argumentos técnicos.

No caso do Ariya, trata-se da versão de produção do concept apresentado no ano passado, diversificando assim a gama da Nissan depois de já ter lançado o Leaf e o e-NV200 como pioneiros elétricos. A marca deverá estrear uma motorização mais desportiva e uma nova bateria capaz de oferecer autonomia superior a 400 quilómetros, num pacote que é valorizado pelo estilo mais dinâmico e agressivo.

A sua revelação está agendada para o dia 15 de julho, logo pela manhã.

Um dia antes, no dia 14, surgirá o BMW iX3, modelo que vem completar a gama do SUV médio da BMW. Com uma bateria de 74 kWh, o modelo elétrico bávaro prevê uma autonomia superior a 440 quilómetros, já de acordo com o ciclo WLTP. O iX3 irá associar-se ao X3, sendo assim o primeiro modelo da BMW a dispor de variante convencional ou elétrica (contando ainda com uma variante PHEV), para um poder de escolha máximo.

a potência declarada é de 210 kW/286 CV e o binário é de 400 Nm, com a marca a referir que um dos principais pontos de destaque do iX3 é a ausência de materiais raros na construção do motor elétrico. A tração é feita às rodas traseiras, permitindo maior eficiência geral. Comparativamente com o X3 de motor convencional, a bateria está montada em posição bastante baixa no piso do veículo, fazendo com que não exista perdas de espaço no habitáculo e na bagageira. Ainda de acordo com os dados preliminares da BMW, o consumo médio deste iX3 é de 20 kWh/100 km.