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12 mitos sobre carros elétricos que não são verdade

MITO: Carros elétricos ficam sem bateria muito depressa. REALIDADE: Seja qual for a capacidade da bateria, a maior parte dos utilizadores de carros elétricos faz bem menos de 100 km por dia e nunca vai ficar sem bateria.
MITO: Os carros elétricos só servem para andar na cidade. REALIDADE: Embora seja verdade que a maior parte dos utilizadores fazem essencialmente viagens curtas, um carro elétrico normal deverá poder fazer 200 km até outro canto do país sem problemas e de forma confortável.
MITO: É preciso existir uma rede de reabastecimentos antes das pessoas comprarem os carros. REALIDADE: Numa primeira fase, a maior parte dos utilizadores têm tendência para reabastecer em casa, em garagens. À medida que cresce o número de pessoas sem garagem que tem um carro elétrico, a infra-estrutura já terá sido montada progressivamente.
MITO: A rede elétrica não aguenta todos os carros a carregar a bateria. REALIDADE: A maior parte dos reabastecimentos é feita fora dos picos de consumo, durante a noite, quando a maior parte dos aparelhos está desligada.
MITO: Os carros elétricos demoram muito a carregar. REALIDADE: Desde que não recarregue a bateria a 100 por cento, uma bateria pode ser recarregada a 80 por cento entre o almoço e a hora de saída sem problemas.
MITO: Elétricos e híbridos são muito caros. REALIDADE: Vários países europeus e estados dos EUA oferecem incentivos reduzindo o preço de aquisição destes carros. Além do mais, carros elétricos não têm manutenção do motor, por isso tem custos de utilização mais reduzidos.
MITO: Não há lítio suficiente para fazer novas baterias. REALIDADE: Mesmo com o aumento da procura por carros elétricos, estima-se que existam reservas de lítio prontas para explorar durante os próximos 75 anos. Mas não só este é reciclável, como existem planos para ousar outros metais nas baterias no futuro.
MITO: Os carros elétricos são poluentes porque usam energia de centrais termoelétricas. REALIDADE: Mesmo usando eletricidade extraída da queima do carvão ou petróleo, a concentração de poluição atmosférica nas cidades é sempre reduzida com carros elétricos a circular.
MITO: É muito caro substituir uma bateria. REALIDADE: É verdade, mas isso tem tendência para mudar, até porque o modelo de negócio de aluguer de baterias poderá ser mais vantajoso para o consumidor que incluí-las na compra do carro.
MITO: As baterias não podem ser recicladas. REALIDADE: De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, quase todos os mateirais da bateria são recicláveis, incluindo os metais raros.
MITO: As baterias de lítio podem explodir. REALIDADE: As baterias são fabricadas de modo a mitigar perdas energéticas, pelo que é muito pouco provável que uma bateria se possa incendiar. Com baterias futuras recorrendo a outros materiais, isso não será sequer uma fonte de preocupação.
MITO: As pessoas querem continuar a conduzir carros a gasolina e Diesel. REALIDADE: Com a legislação a previlegiar carros sem emissões poluentes, a preocupação com a redução dos gases de estufa, e a redução dos custos de produção, os carros elétricos acabarão por conquistar o público, por motivos práticos.

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Algumas pessoas mantêm algumas reservas sobre deixar os tradicionais motores a gasolina para trás e substituir todos os automóveis atuais por carros elétricos. Existem até algumas desculpas que são espalhadas por aí, mas que não são baseadas em realidade, ou representam problemas pequenos que não tardarão a ser resolvidos pela investigação dos construtores. Num futuro próximo, os doze problemas apresentados aqui serão considerados ridículos.