Ao disponibilizar as baterias para aluguer, a amortização do custo de aquisição dos autocarros elétricos vai ser menor, enquanto o aluguer para as baterias pode vir do orçamento que normalmente seria gasto em combustível, como gasóleo ou gás natural, os mais comuns em transportes públicos. A Proterra também oferece garantia durante toda a vida útil do autocarro (12 anos), reduzindo os riscos para operador, podendo assim substituir uma bateria de baixa performance sem custos adicionais para a transportadora.
Este programa da construtora de autocarros elétricos só vai ser lançado nos Estados Unidos, mas marcas concorrentes presentes noutros mercados não deverão tardar a copiar o modelo de negócio, se garantir uma maior fatia destes veículos no mercado de autocarros elétricos. A Proterra também vai estabeleceu um programa paralelo, para dar uma segunda vida às suas baterias usadas, integradas em estruturas de instalação e remoção fácil, reduzindo emissões poluentes não apenas nos seus veículos mas noutras áreas que iriam consumir energia elétrica de fontes potencialmente não renováveis.