M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Proterra, uma das principais construtoras de autocarros elétricos do mundo, está apostada na popularização do conceito, e para isso quer reduzir os custos de aquisição e operação dos seus autocarros, propondo o aluguer de baterias, em vez da sua aquisição com os veículos. A marca americana estabeleceu uma parceria com a firma de investimento japonesa Mitsui, para facilitar este modelo de negócio. Embora a ideia seja que a Proterra iria vender uma frota de autocarros e depois alugar as baterias, este modelo de negócio abre a porta para o aluguer de baterias para autocarros elétricos de outras marcas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Ao disponibilizar as baterias para aluguer, a amortização do custo de aquisição dos autocarros elétricos vai ser menor, enquanto o aluguer para as baterias pode vir do orçamento que normalmente seria gasto em combustível, como gasóleo ou gás natural, os mais comuns em transportes públicos. A Proterra também oferece garantia durante toda a vida útil do autocarro (12 anos), reduzindo os riscos para operador, podendo assim substituir uma bateria de baixa performance sem custos adicionais para a transportadora.

Este programa da construtora de autocarros elétricos só vai ser lançado nos Estados Unidos, mas marcas concorrentes presentes noutros mercados não deverão tardar a copiar o modelo de negócio, se garantir uma maior fatia destes veículos no mercado de autocarros elétricos. A Proterra também vai estabeleceu um programa paralelo, para dar uma segunda vida às suas baterias usadas, integradas em estruturas de instalação e remoção fácil, reduzindo emissões poluentes não apenas nos seus veículos mas noutras áreas que iriam consumir energia elétrica de fontes potencialmente não renováveis.