Cepsa vai instalar postos da ‘super-rede’ IONITY em Portugal

23/07/2018

A Cepsa e a IONITY, rede de carregadores de alta potência em desenvolvimento por um consórcio de fabricantes automóveis, assinaram um acordo para que sejam instalados até 100 postos de carga rápidos nas estações de serviço da Cepsa em Portugal e Espanha até 2020.

Os postos rápidos da rede IONITY serão instalados nas áreas de serviço da Cepsa em autoestradas e vias rápidas, tendo como objetivo a criação de ‘corredores’ elétricos que permitam viagens de longa distância. A entrada em funcionamento desses novos PCR está prevista para o início de 2019, sendo compatíveis com a norma CCS (Combined Charging System).

Com uma potência de até 350 kW, estes postos da IONITY são o resultado de um esforço conjunto entre alguns dos principais fabricantes automóveis, como o Grupo BMW, Daimler AG, Ford Motor Company e o Grupo Volkswagen (com a Audi e a Porsche), estando já previstos 100 postos na Península Ibérica com a Cepsa.

Esta última terá a responsabilidade de identificar os locais de instalação dos postos da IONITY, com a particularidade de a energia fornecida nos postos serem provenientes de meios renováveis na sua totalidade.

Graças à sua capacidade de carregamento até 350 kW, o tempo de carregamento dos veículos elétricos pode ser reduzido em até sete vezes em comparação com um carregador atual de 50 kW. A Cepsa torna-se assim no primeiro operador oficial para Espanha e Portugal. A empresa energética tem uma rede de cerca de 1800 estações de serviço na Península Ibérica.

https://twitter.com/Cepsa/status/1021345047235768320