M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os centros urbanos dos países industrializados necessitam de se tornar mais eficientes no aproveitamento energético, para reduzir o impacto ambiental das atividades diárias de uma grande cidade. Mas também os países pequenos podem aproveitar todas as evoluções tecnológicas para ficarem menos dependentes de importações energéticas, ao mesmo tempo que contribuem à sua maneira para reduzir as emissões de carbono. E é nas Maldivas que vai surgir um dos projetos urbanísticos mais ambiciosos dos últimos tempos, com a criação de uma cidade ecológica.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Chamada Ocean’s Heaven, esta cidade vai ser construída completamente de raiz. O projeto foi concebido pela CAA Architechs e vai ser construído pelo Beijing Urban Construction Group, duas firmas chinesas contratadas pelo governo das Maldivas. A cidade vai ser construída em terra reclamada ao mar, ocupando uma área de 60 mil metros quadrados no atol de Hulhumalé, junto ao atual aeroporto internacional que serve este arquipélago do Oceano Índico.

O projeto de Ocean’s Heaven inclui um centro de apoio ao aeroporto, um centro de negócios internacional, centro de convenções, praça central de transportes públicos, duas zonas de comércio, um hotel de luxo centrado em negócios, uma zona cultural com fachada para o oceano e outros serviços. O complexo de edifícios foi pensado para acumular energia, obtida unicamente a partir de energias renováveis, nomeadamente energia solar e maremotriz. Também vai captar água de chuva, já que água potável é um dos recursos mais escassos em ilhas pequenas.

A primeira fase de construção deverá estar pronta em 2021. Ao fazer esta cidade, as Maldivas esperam inspirar o mundo a adotar formas mais eficientes de consumir energia nas cidades. Ilhas de baixa altitude, muitas delas no formato de atol, são bastante vulneráveis à subida do nível do mar, correndo o risco de desaparecer completamente sob as ondas em caso de aumento global da temperatura média.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.