M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há cada vez mais autocarros ecológicos, movidos a gás natural ou equipados com motores elétricos, contribuindo para uma redução da poluição. Mas agora as paragens de autocarro têm mais funções que antigamente, pelo que consomem energia e, como consequência, causam poluição. Para tentar resolver esse problema, uma cidade na Holanda criou a primeira paragem de autocarro que cria a sua própria energia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta paragem de autocarro está em atividade desde março, na cidade de Tilburg, e foi criada pelo estúdio de arquitetos Cepezed. A estrutura tem 160 metros de comprimento, com uma forma triangular, e está coberta por 250 metros quadrados de painéis solares. Desta forma, a paragem, que tem espaço para seis autocarros, consegue gerar a sua própria energia elétrica para a iluminação, os painéis digitais de informação, os bancos aquecidos e a área de trabalho dos empregados do serviço de transportes públicos. Desta forma, a estrutura consegue ser totalmente independente da rede pública de eletricidade.

Os criadores desta paragem de autocarro também optaram por um design minimalista para poupar na quantidade de materiais usados, com as colunas compactas a integrarem calhas para o escoamento de água, os cabos de eletricidade, sistema de emergência e o intercomunicador. Mesmo assim, não há falta de materiais para proteger os passageiros das intempéries enquanto estão à espera do próximo veículo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.