M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
É complicado fazer com que um hotel consuma poucos recursos naturais. As luzes devem estar sempre ligadas, e os restaurantes e dezenas de quartos consomem milhares de litros de água por dia. Poupar recursos devia ser o objetivo para qualquer hotel ecológico. E não há melhor motivação do que ser obrigado a fazê-lo. É o caso do Oasis Eco Resort, um hotel que vai ser construído no oásis de Liwa, no sul do Emiratos Árabes Unidos, a quase 100 km da costa do Golfo Pérsico, e a mais de 250 km da capital Abu Dhabi.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Desenhado pela firma de arquitetura Baharash, o Oasis Eco Resort vai ocupar em área de 8430 metros quadrados, disponibilizando 84 suítes para os hóspedes. As suítes mais baratas vão ter 47,3 metros quadrados. Para confirmar o seu papel como hotel ecológico, a energia vai ser fornecida por painéis solares que vão ocupar uma área de 157 mil quadrados de deserto, incluindo painéis montados no telhado do edifício. Água vai ser retirada do oásis em volta do qual o hotel vai ser construído. As águas residuais vão ser utilizadas para irrigação, e uma estação de tratamento vai reaproveitar o resto, para poupar ao máximo a fonte local.

O Eco Resort Group, proprietário do futuro hotel, vai usar ingredientes orgânicos cultivados localmente no seu restaurante e bar, com uma ementa que mistura cozinha local com pratos internacionais. Os próprios hóspedes vão poder apanhar a própria comida que desejam consumir, como vegetais e peixe, que serão depois preparados pelo chef do restaurante. Uma aldeia próxima vai produzir muitos dos vegetais e frutas que vão ser consumidos no hotel.

Para maximizar a quantidade de áreas que fazem deste um hotel ecológico, muitos outros serviços vão levar em conta as necessidades de sustentabilidade. Isso inclui os serviços de spa e terapia, que vão usar ingredientes orgânicos. Todas as superfícies vidradas vão ter janelas inteligentes, que se tornam opacos com um toque de um botão, para impedir a luz solar de entrar nos quartos nas horas de maior calor, poupando ar condicionado. O Oasis Eco Resort vai abrir em 2020, tendo um custo de construção de 21 milhões de dólares (18 milhões de euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.