FOTO Haptic Architects

A Noruega continua a provar que é o país europeu mais inovador em projetos ecológicos. Desta vez, a cidade de Oslo vai ter um bairro novo, com o objetivo de se tornar a primeira localidade com um impacto ecológico positivo, em termos energéticos. Planeada para ser construída ao lado do novo aeroporto da capital norueguesa, a sua construção tem início em 2019.

O projeto, criado pelas casas de arquitetos Haptic e Nordic, chama-se Oslo Airport City (Cidade do Aeroporto Oslo, ou OAC), e consiste numa área de quatro quilómetros quadrados, adjacente ao aeroporto (já de si considerado um exemplo de pegada ecológica reduzida), que vai utilizar exclusivamente energias renováveis obtidas localmente, e usar qualquer excesso de energia no aeroporto ou em localidades próximas.

A OAC vai ter um centro da cidade livre de automóveis, embora existam planos para uma frota local de automóveis autónomos. Seja como for, a área pequena e a presença de várias áreas arborizadas vão convidar os cidadãos e visitantes a andar a pé. A cidade vai ser construída progressivamente, durante um espaço de 30 anos, conforme as necessidades de expansão do aeroporto.