A comemorar o seu 20º aniversário no Salão de Paris, a smart apresenta uma prenda interessante na forma de um concept car que mostra quão divertida pode ser a condução em ambiente urbano e, ao mesmo tempo, simples: daí que a sua denominação seja forease.

Com uma filosofia de céu aberto, o condutor é ‘colocado’ no centro da azáfama da cidade, mas sem produzir qualquer ruído ou poluição, uma vez que o seu motor elétrico não produz qualquer emissão poluente. Em termos visuais, o seu estilo minimalista é um tributo aos pioneiros concept cars “crossblade” (2001) e “forspeed” (2011) da smart.

O modelo segue bem de perto o lema original da smart, que é “reduzir ao máximo, defendendo a autêntica mobilidade urbana que continua a ser o conceito subjacente à marca”. A imagem aproxima-se bem de perto àquilo que comummente se denomina ‘barchetta’, graças à ausência de um tejadilho e ao para-brisas de menores dimensões.

Com a sua pintura em branco metalizado, célula Tridion em prateado mate e os elementos “stream green”, o forease pretende demarcar-se no tradicional cinzentismo das grandes urbes, ao mesmo com um visual sem compromissos, sendo por isso aberto aos elementos naturais – Sol, chuva ou vento – para uma “experiência de condução desafogada e pura”, refere a marca. A segurança fica a cargo das duas barras de proteção anticapotamento atrás dos bancos.

No interior, nota para os diversos detalhes tecnológicos, como os dois ecrãs redondos no lugar das saídas de ventilação central no tablier. Os instrumentos podem ser utilizados, por exemplo, para apresentar os conteúdos da app “ready to”, que permite ao condutor partilhar o seu smart com amigos ou monitorizar as suas funções.

O smart forease tem por base o smart EQ fortwo cabrio e integra todos os equipamentos que permitem a sua condução.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.