M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O que fazer com uma construção que deixa de ser usada para o seu propósito original. Antigamente, seria simplesmente desmantelado ou implodido, mas agora importa reaproveitar toda a infraestrutura, não só o espaço, mas também os materiais, com o mínimo de desperdício. É o caso desta ponte abandonada, que já não usada para trânsito, e que vai ser transformada num condomínio de apartamentos, com emissões de carbono nulas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A antiga ponte Lekbrug, na cidade de Vianen, na Holanda, foi construída em 1936 para ligar as duas margens do rio Lek. Como está na província central de Utrecht, servia, efetivamente, como eixo de ligação entre o norte e o sul do país, sobrevivendo intacta à Segunda Guerra Mundial. Em 2004, no entanto, foi interrompida a passagem do tráfego automóvel, com a construção de uma ponte mais moderna. Por isso, o estúdio de arquitetos Cepezed criou um projeto para reaproveitar a ponte abandonada para habitação e integração no espaço urbano, aliando-se a várias empresa para transformar esta ideia em realidade.

As autoridades locais desta cidade holandesa, a empresa proprietária e o consórcio envolvido na recuperação e reconstrução da ponte concordam que a maior parte dos materiais não eram reaproveitáveis. Então, optaram por usar a estrutura como base para apartamentos, um centro de conferências e um refeitório, com espaços verdes e sem impacto ambiental. A estrutura vai ter emissões zero em termos de energia, embora os envolvidos não tenham explicado se a ponte vai estar ligada à rede ou ter o seu próprio sistema de gestão de energia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.