Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabe onde vão parar os pneus usados do seu carro?

A borracha granulada posta num relvado proporciona uma maior capacidade de absorção de impacto.
Aplicação de granulado de borracha num pavimento.
Os pneus são processados para lhes serem dada nova utilização.
Os polímeros reciclados ou granulados de borracha, são obtidos partir de pneus em fim de vida.
Granulado de borracha, com um campo de futebol por trás.
Os grãos de borracha resultantes do processamento dos pneus usados podem ser usados no enchimento de campos.
Aqui, um pico de borracha de duas camadas de cores distintas.
Segundo a Valorpneu, no ano passado, foram geradas 76.657 toneladas de pneus usados.
Do processamento dos pneus usados pelos recicladores da rede Valorpneu, resulta granulado de borracha, aço e têxtil.
Nesta imagem, vê-se o granulado do campo no ar.
A borracha dos pneus para os campos é-lhe retirada toda a impureza que vem da própria recolha, como arame e nylon.
O pavimento de parques infantis tem este tipo de acabamentos.
A borracha dos pneus usados pode ainda ser utilizada para a manufatura de solas de sapato, tiras para serem usadas em estofos de sofás, circunferências de borracha para redes de pesca de arrasto, gamelas, etc.
Depois da trituração, a granulometria da borracha tem entre 2 mm a 3 mm.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Pavimentos e relvados são os destinos preferenciais do granulado de borracha que é processado a partir dos pneus usados.

De acordo com a Valorpneu, em 2017 foram colocadas no mercado nacional 88.462 toneladas de pneus novos e geradas 76.657 toneladas de pneus usados, sendo o quantitativo de pneus usados recolhidos e valorizados de 81.292 toneladas.

A entidade gestora do sistema de recolha e destino final de pneus usados esclarece que, no que diz respeito ao destino dos pneus usados processados pelos diversos centros de tratamento que perfazem a sua rede, no ano passado foram enviados para recauchutagem cerca de 11.100 toneladas de pneus, que corresponderam a 13,7% do total.

Os pneus usados reciclados tiveram uma expressão de 60,2%, atingindo as 48.933 toneladas. Por seu lado, os pneus valorizados energeticamente representaram 20.499 toneladas, isto é, 25,2% do total dos pneus.

Interessante é perceber o que é feito dos pneus usados que são processados. “Do processamento dos pneus usados pelos recicladores da rede Valorpneu, resulta granulado de borracha, aço e têxtil”, elucida a Valorpneu.

No caso do granulado de borracha, os recicladores do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) reportaram à Valorpneu que o seu destino foi sobretudo a utilização para produção de pavimentos diversos, representando 47,3% do total dos destinos possíveis. Esta percentagem é significativamente superior à registada no ano anterior, a qual foi de 36,6%.

A utilização do granulado de pneu em relvados sintéticos teve uma representatividade de 42,4% em 2017, uma percentagem que diminuiu no total das aplicações, já que em 2016 tinha sido de 51,7%.