M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora o público esteja mais interessado em saber se o carro novo que vão comprar é menos poluente que o carro antigo, os automóveis de passageiros têm menos necessidade de reduzir o seu impacto ambiental que os transportes pesados de mercadorias. Inevitavelmente equipados com motores Diesel nos próximos tempos, os camiões gastam milhares de litros de gasóleo por ano para poderem transportar toneladas de carga. E mesmo assim estão limitados legalmente pelo tamanho máximo do atrelado e pela quantidade de carga que podem transportar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Encontrando aqui um problema para se afirmar como uma empresa sustentável em todos os aspetos do negócios, a SEAT uniu esforços com o Grupo Sesé, uma empresa espanhola de logística, para encontrar um modo de reduzir as emissões poluentes causadas na fase de transporte. A solução foi usar um atrelado duplo acoplado a um camião Scania, com um comprimento máximo de 25 metros e um peso bruto máximo de 75 toneladas. Com estas condições, a quantidade de dióxido de carbono por tonelada de carga foi reduzida entre 14 e 20 por cento, num trajeto entre a fábrica de Martorell e o porto de Saragoça.

Obviamente, ao transportar peso extra, o camião vai consumir mais combustível que com um atrelado normal. No entanto, com o atrelado duplo, é possível 50 por cento dos camiões da estrada, com o atrelado duplo a tornar o transporte mais eficiente do ponto de vista da sustentabilidade, permitindo transportar mais seis metros e dez toneladas por cada grama de CO2 emitido para a atmosfera. Os atrelados usados pela SEAT neste teste também são multimodais, compatíveis com transporte ferroviário.

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