M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A redução das emissões poluentes nas cidades não se pode fazer apenas com os automóveis particulares. Mesmo que estes representem a grande maioria dos veículos motorizados em circulação, a responsabilidade de manter a qualidade de ar também tem que ser passada para quem gere uma frota de transportes públicos. E a qualidade do ar promete melhorar com a nova frota de táxis movidos a hidrogénio, pois a Toyota vai colocar em atividade nas ruas de Paris um total de 600 exemplares do modelo Mirai, até ao final de 2020.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os carros a hidrogénio não fazem qualquer poluição em andamento, pois o único elemento que emitem é vapor de água. Atualmente, já estão 100 Toyota Mirai a circular como táxis na capital francesa, e a marca japonesa vai fornecer mais 500 à STEP, a Sociedade de Táxis Eletrificados de Paris. O projeto tem o apoio da Air Liquide, que vai montar a infraestrutura e fornecer hidrogénio à nova frota de táxis, e da Idex, agência francesa de certificação energética. Estas três empresas formaram uma joint-venture para gerir a frota e o equipamento usado.

Desta forma, um número considerável de veículos eletrificados vai circular em Paris sem emitir poluição, reduzindo a acumulação de gases poluentes e de efeito de estufo. O uso de carros a hidrogénio na frota de táxis é mais eficiente que o de automóveis elétricos ou híbridos com baterias recarregáveis. Em termos de reabastecimento, o Toyota Mirai pode ser reabastecido em poucos minutos, ao contrário dos carros elétricos, que ainda necessitam de horas para chegar a uma carga completa. Com estes 600 carros em circulação, a STEP tem como objetivo fazer com que todos os táxis parisienses emitam zero poluição até ao início dos Jogos Olímpicos de 2024, que vão ter lugar na capital francesa.