Efacec: Tecnologia portuguesa à conquista dos EUA

19/04/2018

A Efacec dá um grande passo em frente no mercado americano ao ser escolhida pela Electrify America para integrar o grupo restrito de fornecedores de equipamentos de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos que serão responsáveis pela entrega de um volume superior a 2000 equipamentos a instalar em 484 localizações nos Estados Unidos da América (EUA).

Na primeira fase do projeto, a empresa portuguesa é responsável pela entrega de 300 estações de carregamento, sendo estreado aqui o carregador rápido com potência de 350 kW DC com cabo refrigerado certificado, que fornecerá velocidade de carregamento até 30 quilómetros por minuto, sete vezes mais rápido do que os atuais carregadores de 50 kW DC.

Todos os aspetos do sistema de carregamento, da tecnologia ao design, são realizados pela Efacec, incluindo a gestão operacional nos EUA, que será fornecida pela Efacec USA, Inc. Para Pedro Silva, diretor da Efacec Electric Mobility, “o nosso domínio da tecnologia de base associada a este produto, assim como o nosso investimento de vários anos em I&D, permitiu-nos conquistar a confiança da Electrify America”.

Essa posição de grande experiência por parte da Efacec acabou por ser bastanta valorizada pelos responsáveis do projeto Electrify America, com Cliff Fietzek, diretor de Tecnologia da Electrify America, a explicar que “a Efacec vai ajudar-nos a fornecer tecnologia de carregamento ultrarrápida, adequada e eficiente para os veículos elétricos de hoje e para as maiores baterias a serem lançadas no mercado num futuro muito próximo”.

Os carregadores foram objeto de desenvolvimentos específicos para a Electrify America e possuem vários avanços tecnológicos, incluindo cabos de carregamento CCS1 refrigerados a líquido, que foram certificados pela primeira vez. A refrigeração constitui um fator-chave para permitir o carregamento com maior potência sem um aumento significativo da espessura do cabo de carregamento. Apresentando uma secção transversal do cabo muito menor do que a opção tradicional de cabo de alta potência, os cabos refrigerados são mais finos, flexíveis, leves e fáceis de manusear.

A Electrify America iniciará a instalação das estações de carregamento ultrarrápido a partir desta primavera com o objetivo de ter todas as estações em operação ou em construção em 17 áreas metropolitanas e em autoestradas em 39 estados norte-americanos no verão de 2019. As estações serão localizadas em locais de carregamento de veículos elétricos, com acesso a áreas comerciais, restauração, estacionamento e outras infraestruturas de conveniência.

Electrify America, com sede em Reston, na Virgínia, vai investir 2 mil milhões de dólares ao longo de 10 anos em infraestruturas, formação e acesso a veículos com emissão zero de carbono.