A conversão de automóveis clássicos em elétricos está a ser uma tendência cada vez mais em voga, com muitos proprietários a verem nessa possibilidade uma redução dos custos de manutenção, entre outros benefícios (embora permaneça a discussão em torno da validade do termo clássico ao efetuar aquela conversão).

Nesse sentido, uma empresa britânica, a London Electric Cars (LEC), lançou um kit de conversão acessível com base nos primeiros Nissan Leaf para transformar o clássico Mini num veículo elétrico com custos a partir das 25 mil libras (sem impostos, custo do transporte e veículo final, ou seja, o Mini).

Com base no centro de Londres, bem na zona de baixas emissões da cidade, a LEC é especialista nas tarefas de conversão de veículos com motorizações convencionais em elétricos, disponibilizando uma conversão do Mini clássico com uma bateria de 20 kWh para uma autonomia de 96 a 113 quilómetros, embora os proprietários possam instalar uma bateria e um motor de maiores capacidades com custo adicional.

Os condutores podem carregar os seus Mini elétricos nos postos públicos – rápidos e normais – e ‘wallboxes’ domésticas (ou tomadas).

A equipa de desenvolvimento desta conversão levou a cabo diversos estudos não só sobre o sistema motriz doado pelo Leaf, nomeadamente, o motor e bateria, numa solução mais sustentável do que a criação de uma bateria inteiramente nova com tudo o que tem de inerente em termos de extração de materiais, num trabalho que garante não estar terminado mas antes em contínuo desenvolvimento para se tornar ainda mais eficiente.

O fundador da LEC, Matthew Quitter, explicou que este kit de conversão torna o Mini clássico num modelo ainda mais acessível e sustentável, integrando-se igualmente na estratégia de descarbonização do Reino Unido no futuro, ajudando a “manter estes clássicos britânicos na estrada. O veículo torna-se rápido e limpo mantendo a sua originalidade e apelo que os nossos clientes adoram num carro clássico”.

O primeiro Mini convertido já está terminado, mas para aqueles que pretendem um destes modelos clássicos elétricos e ainda não tenha um Mini original, a LEC também consegue encontrar um exemplar e convertê-lo, naturalmente, por um custo superior que inclui também o carro. Cada conversão leva cerca de seis semanas a realizar, fazendo o envio do veículo para diversas partes do mundo. A LEC explica que um dos seus maiores mercados está na América, seguindo-se o Japão.

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