Publicidade Continue a leitura a seguir

Escolher um SUV vai fazer com que pague mais em combustível

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cada vez mais em voga, os SUV ganham terreno aos outros tipos de veículos mais tradicionais, como as berlinas ou compactos de cinco portas. Por um lado, quem escolhe um SUV prefere a segurança conferida pela posição de condução mais elevada e pela versatilidade acrescida, mas o seu custo de utilização pode ser maior do que acontece numa berlina, numa carrinha ou num compacto.

A conclusão é de um estudo da revista britânica ‘Which?’, que comparou o custo do gasto de combustível de um SUV com o de outros veículos, chegando a uma conclusão simples: ter um SUV é mais dispendioso do que ter um modelo equivalente em motorização mas numa carroçaria mais tradicional.

A revista calculou o dispêndio médio com o combustível ao longo de quatro anos para os condutores de SUV de todas as dimensões (compactos, pequenos, médios e grandes), tendo encontrado grandes diferenças de consumos entre esses e os seus semelhantes tradicionais.

No caso dos SUV de maiores dimensões (Volvo XC90, Land Rover Discovery Sport ou BMW X5, entre outros), o diferencial de preços para uma carrinha de tamanho semelhante (Audi A4 Avant ou BMW Série 5 Touring, etc.) ascende a 1561 libras esterlinas (cerca de 1870 euros em conversão atual) ao fim de quatro anos. Mesmo os monovolumes, como o Volkswagen Sharan saem mais ‘económicos’ em termos de custos com o combustível ao fim de um ano.

A razão está na arquitetura dos veículos – um SUV tende a ser mais pesado e menos eficiente no lado aerodinâmico, em contraponto com as carrinhas, que apesar de serem também de grandes dimensões, podem beneficiar de menor atrito aerodinâmico.

Porém, se os valores continuam a ser desfavoráveis aos SUV, a diferença esbate-se conforme se desce nas dimensões dos veículos comparados. Por exemplo, entre um SUV pequeno e um utilitário a diferença nos quatro anos é de 520 libras ao fim de quatro anos (pouco menos de 610 euros), sendo esse gasto a mais no combustível também resultado do seu formato mais volumoso.

Regra geral, assume o estudo, um SUV consome sempre mais do que um modelo semelhante, variando ainda o custo consoante o combustível escolhido.